Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Exposição ‘200 anos da viagem de Spix & Martius’ comemora aniversário do IHGGS 

5 de março de 2020 17:21

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira - jconceicao@sorocaba.sp.gov.br


Foto panorâmica da sala de entrada do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, com os móveis em madeira, com a predominação da cor marrom e com a estátua do Aluísio de Almeida.

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), sediado na Casa de Aluísio de Almeida, está comemorando seus 66 anos de fundação, completados na última terça-feira (3), com a exposição “200 anos da viagem de Spix & Martius”. O público poderá conhecer o trabalho dos cientistas alemães Johann Baptist von Spix e Karl Friedrich Philipp von Martius, que pesquisaram a fundo os habitats brasileiros. A entrada é franca.

Realizada pelo IHGGS e o Instituto Martius Staden, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição tem o objetivo de estimular a amplitude cultural e a sensibilidade no olhar para a educação dos jovens.

Spix e Martius percorreram mais de 10 mil quilômetros pelo Brasil a partir do ano de 1817 para explorar a fauna, flora e as etnias brasileiras. A expedição percorreu diversas regiões da América Portuguesa, iniciando pelo Rio de Janeiro, seguindo para Minas Gerais; Bahia; Pernambuco; Piauí, Maranhão e Belém e subindo até o rio Amazonas.

Grupos que desejam conhecer a exposição devem agendar visita por telefone. A mostra ficará disponível até o dia 31 de março e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, no Além Ponte. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1669.


Saiba mais