Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Finalizada capacitação de funcionários da Casa do Turista com foco nos parques de Sorocaba

7 de dezembro de 2020 16:37

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento realizado na Casa do Turista com um roteiro que envolve os parques da cidade, a Prefeitura de Sorocaba finalizou nesta segunda-feira (7) a capacitação de funcionários da Divisão de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). A ação foi realizada em parceria com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que apresentou neste último dia características, detalhes de funcionamento e história do Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e do Parque Natural Ouro Fino.

Desde a última terça-feira (1º de dezembro), os servidores que atuam na Casa do Turista participaram de visitas técnicas no Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Para a chefe de Seção de Atividade do Turismo, Giovanna Camila Aparecida de Almeida Fidêncio, a parceria atingiu o resultado esperado. “Foi uma semana ótima. Nossos funcionários ficaram muito satisfeitos com essa capacitação. Muito importante essa nossa aproximação para podermos fazer um trabalho ainda melhor para a cidade, já que temos o mesmo interesse: atrair um público ainda maior para os parques de Sorocaba”, declarou.

Nesta segunda-feira, a capacitação ocorreu na Casa do Turista com uma apresentação de fotos e vídeo. O técnico ambiental Aldo Bittencourt, por exemplo, apresentou o Parque da Biodiversidade ao grupo, abordando a história da primeira unidade de conservação de Sorocaba e como foi o processo de implantação. Ele também falou da importância dos corredores ecológicos para a conservação da biodiversidade da fauna e apontou alguns animais já vistos por lá, como a onça-parda, o veado-catingueiro e a cuíca-de-três-listras, que se tornou o animal símbolo do parque.

Aldo também abordou a estrutura do Parque da Biodiversidade, que possui um Centro de Visitantes para recepção do público, além de três trilhas temáticas, sendo que trilha “Recuperação e Manejo” pode ser realizada de forma autoguiada. A visita na unidade pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br, com pelo menos cinco dias de antecedência.

A Divisão de Fomento ao Turismo encontra-se subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo desde janeiro de 2019 e vem realizando todos os esforços para o desenvolvimento da atividade turística da cidade.

A Casa do Turista é o centro de recepção de visitantes da cidade e se encontra na Rua Ana Monteiro de Carvalho, travessa de uma das principais vias e entradas da cidade, a avenida Dom Aguirre. Projetada para ser um local de boas vindas e acolhida, a Casa do Turista passa por ajustes finais e conta com um espaço amplo e com uma identidade visual totalmente renovada, identificando os principais atrativos da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-2043 ou pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br.

 


Saiba mais