Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Fiscalização de atividade comercial fecha semana com várias ações

5 de junho de 2020 18:27

Por: Letícia Campos


Fiscalização age no Centro da Cidade

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) realizaram ações durante toda a semana na região central da cidade para que o decreto municipal nº 25.768, de 29 de maio de 2020, que normatiza a flexibilização do comércio na cidade fosse cumprido. Foram ações de caráter educativo visando sensibilizar a população quanto ao horário de funcionamento das lojas, bem como à adoção de medidas sanitárias necessárias para se evitar a propagação do novo coronavírus.

De segunda (01) até esta sexta-feira (5) 109 estabelecimentos foram orientados acerca do uso de máscara e álcool gel 70º. Outros 25 receberam alertas orientativos sobre o horário de encerramento das atividades, enquanto 24 passaram por averiguação por estarem abertos após às 13h. Nestes casos, os comércios tinham autorização de continuar o atendimento na modalidade de delivery. Por meio de denúncias de irregularidades, os fiscais também chegaram a 20 estabelecimentos que, durante o trabalho, apontaram para a legalidade de funcionamento.

Segundo o secretário da Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel, os fiscais continuarão nas ruas para coibir qualquer irregularidade que possa prejudicar a saúde da população. Carriel salientou, ainda, que o comércio de rua, assim como as galerias só podem funcionar das 9h às 13h.

Atividades consideradas como essenciais, por possuírem Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ligada às áreas de alimentos e produtos sanitários podem funcionar normalmente. Em todos os casos, a regra máxima é manter o isolamento como melhor estratégia para o combate ao novo coronavírus e sair somente se necessário, usando máscaras faciais.

As denúncias devem ser feitas pelos canais da ouvidoria, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426 e pelo telefone 156.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02