GCM e fiscalização fazem operação ‘Pancadão’; dona do estabelecimento é detida por crime de desobediência

1 de maio de 2020 10:52

Por: Secom / GCM

Após receber denúncia anônima relatando a concentração de pessoas em um local conhecido por promover bailes funk, no Bairro Bom Jesus, na noite desta sexta-feira (30), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do setor de Fiscalização  da Prefeitura de Sorocaba estiveram no local. Após constatarem os atos de perturbação de sossego e poluição sonora (devido ao som alto) e a aglomeração irregular de pessoas (cerca de 30) dançando e consumindo bebidas alcoólicas, restrita por conta da situação de quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus, os agentes públicos determinaram a dispersão das pessoas do local e detiveram a proprietária do estabelecimento, que foi conduzida ao Plantão Policial Norte, onde ela foi atuada por crime de desobediência.

A chamada “Operação Pancadão” vem sendo realizada de forma pela GCM e setor de Fiscalização com objetivo de coibir a realização desses eventos em diversas regiões da cidade. Além da questão da observância das restrições estabelecidas pelo decreto que definiu medidas de combate à Covid-19, como a de se evitar aglomerações de pessoas, a ação também visa a preservação do sossego da comunidade.

No caso específico do estabelecimento fiscalizado na noite de sexta-feira, de acordo com informações do setor de Fiscalização, há duas semanas a proprietária havia sido notificada por conta da falta de Inscrição Municipal e por estar funcionando em desacordo com o determinado no Decreto da Covid-19, que estabelecia o período de quarentena e a recomendava o isolamento social como forma de combate à propagação do novo coronavírus. Por conta da reincidência, a proprietária, de 32 anos, foi conduzida perante a autoridade policial no Plantão Norte e autuada por crime de desobediência.