Inscrições para candidatura à Cipa começam na segunda-feira

31 de janeiro de 2020 12:13

Por: Secom / Serh

Inscrições para candidatura da CIPA

A Prefeitura de Sorocaba abre na próxima segunda-feira (3) o período de inscrições para os servidores municipais que queiram fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na gestão 2020-2021. Os interessados devem fazer download do formulário disponível no site recursoshumanos.sorocaba.sp.gov.br e entregá-lo preenchido à Secretaria de Recursos Humanos (Serh), pelo e-mail seg.trabalho@sorocaba.sp.gov.br ou presencialmente, no 1.º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prazo termina no próximo dia 5 de março.

A Cipa age na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho ao funcionalismo municipal, por meio da observação dos espaços físicos e das normas de segurança e saúde ocupacional; fiscalização por iniciativa própria ou decorrente de denúncias; geração de relatórios e mapas de riscos; ações de conscientização; entre outras atribuições. Com atuação e gestão autônoma, a comissão conta com apoio técnico da Seção de Segurança do Trabalho da Serh.

Com processo eleitoral instruído pela Norma Regulamentadora n.º 5 (NR 5), emitida em 1978 pelo então Ministério do Trabalho, a Cipa é composta por membros eleitos pelos servidores e representantes indicados pela Administração Municipal, com mandatos válidos por 12 meses. Conforme a Resolução Serh/GS n.º 01/2020, publicada na edição da última quinta-feira (30) do Jornal Município de Sorocaba, a eleição está programada para o próximo dia 17 de março, em todas as unidades administrativas e de serviços mantidas pela Prefeitura. A posse da nova gestão está prevista para o mês de maio.