Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Jardim do Paço Municipal ganhou o caminho das cerejeiras

14 de agosto de 2020 13:06

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Como parte da programação de aniversário de 366 anos de Sorocaba (15 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã desta sexta-feira (14) o plantio de 46 cerejeiras no jardim do Paço Municipal. Os exemplares da espécie, que é símbolo da cultura japonesa e representa o “renascimento”, foram doados pela Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba). A ação de arborização urbana contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, secretários municipais e representantes da instituição, além de funcionários públicos.

Esse plantio é o início das homenagens aos 366 anos da nossa amada Sorocaba, com a participação da comunidade japonesa, que tanto nos honra e faz parte da história do Brasil e de Sorocaba”, declarou a prefeita Jaqueline Coutinho. “Esse plantio representa ainda o renascimento, principalmente pelo que vivemos com a pandemia, que ceifou tantas vidas e desestabilizou a economia”, ressaltou.

A ação comemorativa e simbólica foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom). “Estamos muito felizes com essa parceria. São poucas culturas no mundo que têm uma árvore como símbolo e a cultura japonesa tem essa conexão forte com a natureza”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que também enfatizou que esse plantio vai futuramente criar um novo espaço para organizar atividade culturais com a Ucens, como um local de reflexão para as questões ambientais.

Fico muito emocionado e honrado. Agradeço a oportunidade que a prefeita e o secretário nos dá e também todos os envolvidos”, presidente da Ucens, Issao Kagiyama. A flor da cerejeira sakura é a flor nacional do Japão. Sua florada ocorre no inverno e a árvore pode atingir quatro metros de altura.

A ação ainda faz parte das atividades ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. Além de embelezar o local, as árvores trazem inúmeros benefícios para uma cidade. Elas são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Para o plantio, a equipe da Divisão de Área Pública da Sema foi a responsável por todo o trabalho, desde a estrutura necessária para a ação, preparação dos berços, transporte das mudas, até a utilização de tutores e insumos.

O evento também contou com a presença do secretário de Comunicação, Marcelo Andrade, secretário de Administração, José Carlos Cuervo Junior, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Jéssica Carvalho.


Saiba mais