Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Linhas de ônibus ganham novos horários a partir de segunda-feira (15)

12 de fevereiro de 2021 14:15

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

Os usuários de linhas de ônibus que atendem os bairros Cajuru, Éden e Lopes de Oliveira, a partir da próxima segunda-feira (15), terão mais horários de viagem por dia. Já, a linha 308 – Interbairros VIII – Ana Maria/Campolim dará lugar à linha 82 – Condomínio Ana Maria/Via Av. General Carneiro.

As alterações fazem parte do plano de melhorias do transporte coletivo, adotado desde o início deste ano pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, o que tem garantido o aumento gradual da frota de ônibus e a diminuição do intervalo entre viagens, como forma de evitar aglomerações.

A reprogramação será possível após a entrada em operação, na última quarta-feira (10), de dez novos ônibus zero quilômetro. Com isso, o transporte público de Sorocaba passou a contar com uma frota de 332 ônibus, dos quais 32 acrescidos somente em 2021, no atual mandato.

 

Linhas

Quanto à linha 31 – Cajuru, ela receberá mais um ônibus e terá intervalos reduzidos de 17 para 14 minutos, nos horários de pico, e de 30 para 24 minutos nos horários de entrepico. A linha 53 – Éden, também terá um ônibus a mais, com intervalos reduzidos de 18 para 15 minutos, nos horários de pico, e 30 para 24 minutos nos horários de entrepico.

A terceira intervenção será na linha 21 – Lopes de Oliveira, que também atende ao Jardim Itapemirim. Nesse itinerário, serão criadas mais 14 viagens diárias nos horários de entrepico, com intervalos reduzidos de 40 para 27 minutos.

A nova linha 82 – Condomínio Ana Maria terá sua base no Terminal São Paulo, com itinerário passando em frente à portaria do câmpus Sorocaba da UFSCar, sendo mais uma opção para os estudantes dessa instituição. A linha também utilizará como principais corredores: Rodovia João Leme dos Santos, Av. Armando Pannunzio, Av. General Carneiro, Av. Moreira César, Av. Juscelino Kubitschek. Em dias úteis e sábados, as saídas do Terminal ocorrerão às 5h55, 7h55, 12h05, 15h55 e 17h55, e do ponto final no bairro, às 5h, 7h, 11h10, 15h e 17h.

 

 

Manobras e monitoramento

A Urbes informa que vem monitorando e adequando diariamente as linhas de maior fluxo de usuários do transporte público. As manobras feitas desde o início deste ano já atenderam 34, das 111 linhas que operam em Sorocaba. A linha 53 – Éden já teve outras mudanças anteriormente, realizadas nos dias 13, 16 e 18 de janeiro, com redução no intervalo entre viagens. Já, a linha 31 – Cajuru passou por adequações nos dias 16, 17 e 18 de janeiro e a 21 – Lopes de Oliveira, em 13 de janeiro.

“As intervenções consistem em diminuir os intervalos de espera e aumentar a oferta de veículos em dias úteis, sábados, domingos e feriados, tanto nos horários de pico, como no entrepico de movimento. Continuamos monitorando todo o sistema e, sempre que necessário, efetuaremos novos ajustes, conforme houver demanda e viabilidade”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

Horários

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, recomenda a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes (https://www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2.


Saiba mais