Máquinas de trituração de entulho no Aterro de Inertes voltam a funcionar

22 de fevereiro de 2021 18:12

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), retomou o funcionamento das duas máquinas de trituração de entulhos da construção civil, instaladas no Aterro de Inertes, localizado na Zona Industrial da cidade. Os aparelhos, que estavam quebrados e permaneceram parados por cerca de dois anos, voltaram a operar nesta segunda-feira (22), após manutenção realizada pela atual gestão administrativa.

O maquinário é usado na produção, sobretudo, de pedriscos para uso na manutenção de vias de terra da cidade. Uma das máquinas, a mais nova, foi adquirida em 2015 pelo Poder Público e tem capacidade para moer 80 toneladas de entulho por hora, o dobro da mais antiga, recebida pela Prefeitura em comodato com a empresa Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Com a reativação das britadeiras, a capacidade de moagem de entulhos pode chegar a 840 metros cúbicos por dia, quantidade equivalente a 24 viagens de caminhões basculantes, de seis m³ cada.

“Já estão funcionando, mas ainda vamos realizar novos acertos, principalmente nas correias, para evitar a eventualidade de um rompimento e a necessidade de novas manutenções. Trocamos toda a fiação elétrica e até o motor”, destaca o engenheiro Darwin José de Almeida Rosa, secretário municipal da Serpo.

Esse reaproveitamento de entulho permitirá à Prefeitura agilizar e conferir reforço de qualidade à recuperação das vias de terra, pois os detritos são aplicados na via logo após a execução do patrolamento, principalmente nesta época do ano, que é mais chuvosa. “O pavimento fica mais compacto e isto ajuda muito a evitar novas erosões”, complementa.

Na última sexta-feira (19), o secretário Darwin acompanhou o prefeito Rodrigo Manga em visita ao Aterro de Inertes. Na ocasião, eles tiveram a companhia dos vereadores Fábio Simoa e Cristiano Passos, além de outros secretários municipais.

Inaugurado em 2006, o Aterro de Inertes de Sorocaba funciona em área de 203,9 mil m², na Avenida Valentin Stebile, na Zona Industrial. O local tem capacidade para armazenar cerca de 200 mil toneladas de resíduos e recebe sobras de construção civil, oriundas de empresas cadastradas, da população em geral ou da Prefeitura de Sorocaba.