Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Metarreciclagem coleta quase uma tonelada de resíduos eletrônicos

7 de janeiro de 2021 19:09

Por: Jaime Ribeiro


 

 

 

Um total de 840 quilos de resíduos eletrônicos foram coletados em Sorocaba somente nesta primeira semana de janeiro, além de outras três toneladas contabilizadas em dezembro de 2020.

 

Esse é o resultado do balanço apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do Projeto Metarreciclagem, que visa o descarte adequado de resíduos derivados de equipamentos de informática, eletrodomésticos e brinquedos eletrônicos.

 

A sede do Metarreciclagem, localizada na Vila Barão, recebe esses equipamentos “obsoletos” tanto de munícipes como de empresas da cidade que atualizam e trocam seu sistema operacional. Depois de testados, os aparelhos que podem ganhar uma sobrevida passam a fazer parte dos kits que são doados por meio do Fundo Social de Solidariedade, às entidades assistenciais cadastradas do município.

O material considerado sucata eletrônica é destinado a uma cooperativa parceira do projeto, que o comercializa, gerando renda e dando a destinação adequada e ambientalmente correta aos resíduos.

Além disso, os equipamentos também podem ser utilizados em cursos de montagem e manutenção de computadores, oferecidos a jovens da comunidade como alternativa de aprendizado e qualificação profissional.


Saiba mais