Nascente do Parque da Água Vermelha ganha 50 árvores nativas

22 de junho de 2020 11:57

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Outros 60 exemplares serão plantados nesta terça-feira no em torno da nascente localizada numa área pública do Jardim Guadalajara

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou na manhã desta segunda-feira (22) o plantio de 50 árvores nativas no entorno da nascente do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. O espaço ganhou mudas de 17 espécies, como jequitibá-rosa, aroeira-pimenteira, pau-cigarra, açoita-cavalo, entre outras. Já nesta terça-feira (23), outros 60 exemplares serão plantados em torno da nascente localizada na área pública da rua Lituânia, ao lado do campo de futebol, no Jardim Guadalajara, próximo ao parque.

O objetivo da ação de arborização urbana da Secretaria do Meio Ambiente é dar continuidade ao trabalho de recuperação dessas nascentes, que ocorreu no segundo semestre do ano passado. Promover plantios como esse é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e assim ajudar na preservação na natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios.

Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

A equipe da Seção de Arborização, Manejo e Recuperação Ambiental da Sema foi a responsável por todo o trabalho, desde a estrutura necessária para a ação, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro, até a utilização de tutores e insumos. Foram plantadas mudas de jequitibá-rosa, ingá-do-brejo, guanandi, sangra-d’agua, aroeira-pimenteira, ingá-mirim, embiruçu, pau-d’alho, mirindiba, figueira-branca, pau-cigarra, algodoeiro, cabreúva, aroeira-preta, açoita-cavalo, jacarandá-caroba e gabiroba.

21 de setembro de 2020 12:02