Nota Urbes – paralisação do transporte coletivo

23 de março de 2020 11:30

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), se posiciona veementemente contra a paralisação imposta neste momento pelo sindicato que representa a categoria dos motoristas e demais trabalhadores do transporte coletivo sorocabano, visto que trata-se de uma medida radical que prejudica diretamente a população que mais precisa se deslocar neste momento, seja para trabalhar na área da saúde ou mesmo para procurar ajudar em caso de doenças.

Quando optou por prosseguir com o atendimento aos munícipes, a Prefeitura pensou disponibilizar um serviço essencial e previsto em lei, que é garantir o transporte coletivo para a população.

O serviço de transporte público é fundamental para aqueles que trabalham em serviços essenciais, que não podem parar ou ficar sem mão-de-obra devido à urgência do momento em que o país atravessa, incluindo nisso, Sorocaba. São munícipes que prestam auxílio nas áreas de saúde, alimentação e correlatos, a fim de atender a população e evitar o pânico diante da pandemia por Covid-19.

Diante disso, a Urbes e a Prefeitura tomarão medidas judiciais contra esse ato do sindicato, já que em nenhum momento foram avisadas com antecedência de 72 horas quanto a paralisação e conforme prevê a lei.