Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Nova adutora entra no trecho final dentro do Jardim Europa

28 de janeiro de 2020 17:30

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Funcionários do SAEE trabalham em uma obra para instalar nova adutora.

Depois de atravessar as pistas nos dois sentidos da avenida Dr. Armando Pannunzio no último domingo (26), as obras de implantação da nova adutora de água tratada da zona oeste entraram em seu trecho final, agora dentro do Jardim Europa.

Desde a segunda-feira (27), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está dando prosseguimento às intervenções, agora com duas frentes de trabalho. Na primeira delas, os funcionários realizam o assentamento dos tubos de ferro fundido, de 800 milímetros de diâmetro e 7 metros de comprimento, na alameda Itália, enquanto que na segunda frente ocorre a instalação de uma caixa de concreto que comportará um registro e uma ventosa.

Na alameda Itália os tubos estão sendo assentados numa extensão de 150 metros, até o cruzamento com a rua Inglaterra, via em que os tubos já estão instalados. Por sua vez, o registro e a ventosa protegidos pela caixa de concreto têm a função de dispositivos de operação e de segurança do sistema. Enquanto o registro é utilizado para interromper e retomar o abastecimento nas situações de manutenções em possíveis vazamentos na tubulação, a ventosa evita danos à tubulação nos casos de entrada de ar no duto, protegendo-o de rompimentos. Em seu trecho todo de 1.751 metros, a nova adutora possui outros dois desses dispositivos já instalados: na praça Oxford e na avenida Santa Cruz.

Para que as atuais frentes de trabalho possam ser realizadas, a alameda Itália está sendo interditada ao tráfego de veículos até as 17h, quando então ocorre a sua liberação até a manhã seguinte, na retomada dos trabalhos, situação que vai prosseguir até essa quarta-feira (29), quando a caixa de concreto do registro e da ventosa será finalizada.

Objetivo

A nova adutora de água tratada que vem sendo implantada tem como objetivo ampliar o abastecimento de toda a zona oeste da cidade. São 1.751 metros de extensão, dos quais 1.401 já foram finalizados, restando portanto apenas 350 metros: os 150 metros da alameda Itália e outros 100 metros em cada uma das duas extremidades, onde ocorrerão as interligações na Estação de Tratamento de Água do Cerrado e na avenida Santa Cruz, nas proximidades do cruzamento com a rua Serafina Milego Latorre.

O traçado da nova linha de adução parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e segue pelas ruas Celidônio do Monte, Frei Paulo Maria e Ernesto de Souza Pinto, no Jardim Magnólia; rua Inglaterra e alameda Itália, no Jardim Europa; e avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz. O investimento da autarquia nessa obra, que vem sendo desenvolvida com pessoal e equipamentos próprios, é de R$ 2,3 milhões.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02