Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Obras do BRT estão sendo vistoriadas pela Prefeitura

12 de fevereiro de 2020 16:15

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Representantes da Semob e Urbes percorrem os eixos do novo sistema de transporte coletivo e reforçaram urgência para a liberação das vias

As obras do Sistema BRT estão sendo vistoriadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e da Urbes – Trânsito e Transportes. As inspeções começaram na semana passada e já percorreram os Eixos Norte, Sul e Central. Até o fim da semana, as obras realizadas no Eixo Leste também serão inspecionadas.

Nas inspeções feitas na sexta-feira (7), representantes dos setores de mobilidade, trânsito e de transportes percorreram a pé cerca de sete mil metros de canteiros de obras, acompanhados de engenheiros da Concessionária BRT Sorocaba, desde a Estação Dr. Pitico, altura do número 700 da avenida, até o novo Terminal Vitória Régia, na Avenida Antonio Silva Saladino.

Durante a vistoria, o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Gilmar Tadeu, reforçou a urgente necessidade de liberar o mais breve possível as faixas de rolagem hoje bloqueadas, visando aumentar a fluidez do tráfego na região, ainda que as obras não estejam 100% concluídas. Somado a isso, cobrou urgência nas melhorias dos cruzamentos da avenida, dando vazão à mobilidade urbana, e nas travessias de pedestres, visando aumentar a segurança de quem caminha por aquela região. A Prefeitura ainda solicitou à Concessionária BRT a conclusão dos novos trechos abertos e restabelecimento da ciclovia da avenida.  

Na vistoria noturna feita na terça-feira (11) no Eixo Norte, foi constatada a quantidade de postes de iluminação pública com lâmpadas queimadas ou desligadas, totalizando 13 locais, bem como os pontos de ônibus com iluminação deficitária e locais com ausência total de iluminação. A Semob fez um relatório e encaminhará à Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), e à CPLF Energia para providências, o mais breve possível, no que cabe a responsabilidade de ambas nesse serviço.

Na quarta-feira (12) pela manhã foi a vez dos Eixos Sul e Central serem vistoriados, quando foram visitados os pontos de ônibus que passam pelas adequações do BRT.

 “Cobramos e insistimos para que a Concessionária BRT Sorocaba adote urgentemente medidas que visam dar mais conforto à população, pois sabemos que as obras, ainda que tragam modernidade, também trazem transtornos, principalmente por sua dimensão”, reforçou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico.

Escritório de operações

Também atendendo aos pedidos da Prefeitura, a Concessionária montou um escritório de operações na estação Pitico do novo sistema de transporte coletivo BRT, a fim de deixar mais transparente o desenvolvimento das obras e seus prazos.

Montado dentro da Estação Pitico, o escritório visa tornar mais próximo o contato entre engenheiros da Concessionária e responsáveis pelas empreiteiras que executam as obras da avenida. No local é possível ver o cronograma de trabalho e as intervenções na via ao longo de sua extensão.

“Vamos continuar na prática de fazer vistorias periodicamente. Visitando o canteiro de obras temos a dimensão do que está sendo feito, o impacto disso para a cidade e o que é necessário melhorar”, concluiu Gilmar Tadeu.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02