Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Obras do BRT Sorocaba avançam com liberações e melhorias nos trechos

9 de março de 2020 16:35

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Cruzamentos da Av. Itavuvu serão readequados para receber o novo sistema de transporte coletivo da cidade

Em continuidade às solicitações feitas pela Prefeitura de Sorocaba, nas vistorias diárias da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), a Concessionária BRT Sorocaba começou nesta segunda-feira (09) intervenções nos cruzamentos da Avenida Itavuvu, a fim de adequá-los ao novo sistema de transporte coletivo da cidade. Com isso, as obras prosseguem com celeridade com a meta de liberar o mais breve possível a via.

O primeiro cruzamento a passar por adequações é o da Avenida Itavuvu com a Rua Otto Alfred Geissler. Não há interdição do tráfego. A medida visa dar vazão à mobilidade urbana, e melhorar as travessias de pedestres, para aumentar a segurança de quem caminha por aquela região. Na sequência, a melhoria será feita na entrada do bairro Maria Eugênia.

A Concessionária BRT está recompondo o paisagismo do entorno das estações, com o plantio de novos trechos de grama que ladeiam a ciclovia, cujo espaço já começou a ser refeito.  A Prefeitura havia solicitado à Concessionária BRT a conclusão dos novos trechos de obras abertos e restabelecimento da ciclovia da avenida o mais breve possível.

Recentemente, foi liberado para a circulação de veículos um trecho de dois mil e quinhentos metros do concreto rígido recém implantado na Av. Itavuvu. O trecho liberado para a circulação dos veículos é o da pista sentido centro/bairro, entre a Estação UPH Zona Norte e a Estação Maria Antonia Prado.

Toda a Avenida Itavuvu receberá nova pavimentação e, para que o trabalho seja feito, haverá a necessidade de fazer o reparo profundo do solo em alguns pontos. Quando esse trabalho tiver início, trechos da avenida serão temporariamente bloqueados para que o serviço seja realizado.

Liberação de trechos

Vários trechos da via no Eixo Sul podem ser utilizados para a passagem de veículos e já contribuem para dar maior mobilidade à região. Foram liberados trechos da Avenida Antonio Carlos Comitre próximos aos números 290, 921, 1.210, 1.347, da Avenida Izoraida Marques Peres, altura do número 216, e da Avenida Washington Luiz, próximo ao número 770.

No Eixo Central, o trecho do ponto de ônibus da Rua Souza Pereira também está liberado para o tráfego de veículos.

Em breve, esses pontos receberão as guias e sarjetas e as paradas de ônibus voltam a ser feitas nesses locais.

Readequação do piso podotátil

A pedido do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), a Concessionária BRT Sorocaba deu início às adequações do piso podotátil de um dos pontos de ônibus da Avenida General Osório, próximo ao número 480. A solicitação foi feita durante reunião realizada em janeiro deste ano, em continuidade aos encontros realizados entre a entidade e a Prefeitura.   

Em outubro de 2019 uma vistoria realizada pelo CMPcD nas paradas do Corredor Sul (as primeiras a serem implantadas) foram avaliadas e melhorias executadas, atendendo os pedidos feitos naquela ocasião.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02