ONGs e protetores de animais de Sorocaba são beneficiados com a primeira doação feita ao Banco de Ração

30 de abril de 2020 8:42

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Magnus fez a primeira doação ao Banco de Ração e entregou 1,2 tonelada do produto nesta semana

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou na quarta-feira (29) a entrega da ração doada nesta semana pela empresa Adimax, detentora da marca Magnus, ao Banco de Ração. No total, foram repassados 1.025 quilos de ração, sendo 825 quilos para cachorro e 200 quilos para gato, beneficiando em torno de 250 animais que estão sob os cuidados de duas ONGs e três protetoras credenciadas junto à Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.

O Banco de Ração é uma iniciativa do Governo Municipal, criado através da Lei Municipal nº 12.183, de 11 de março de 2020, como uma das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal na cidade. Todos os produtos arrecadados serão doados a protetores independentes e/ou organizações da sociedade civil cadastrados junto à Seção de Proteção e Bem-Estar Animal.

As primeiras entidades beneficiadas foram: Spaso, que atende mais de 100 animais, entre cães e gatos, e recebeu 250 kg de ração de cachorro e 125 quilos de ração de gato; e a Associação Anjos e Protetores, que atende atualmente 41 cães e 22 gatos, recebendo 225 quilos de ração de cachorro e 50 quilos de gato. As protetoras independentes contempladas com a doação foram: Luciana de Fátima Moreira, que recebeu 200 quilos de ração para atender 37 cães adultos; Flávia Magagna, que atualmente cuida de oito gatos de rua e recebeu 25 quilos de ração; e Priscila Fernandes Lima da Silva, que é responsável por 28 cães e ganhou 150 quilos de ração.

“Agradecemos mais uma vez a Magnus pela doação. Continuamos com a campanha para buscar mais doadores e assim garantirmos alimentação desses animais, que são em sua maioria vítimas de abandono e maus-tratos, principalmente nesse período que estamos passando por uma crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. O restante de ração doada pela Magnus (175 quilos) será entregue nos próximos dias.

Doação veio num momento oportuno

Eliane Consorte, presidente da Associação Anjos e Protetores, explica que a entidade oferece lares temporários para animais que são resgatados. “É um grupo de pessoas, na qual cada um cuida de uma quantidade de animais, conforme a sua condição e capacidade estrutural. Resgatamos os animais, levamos no veterinário para tratamento, castramos se necessário, vacinamos e levamos eles aos nossos eventos para adoção”, conta.

Segundo ela, com a pandemia da Covid-19, o último evento de adoção foi realizado no dia 14 de março e, com isso, o grupo está tentando achar famílias para esses animais através das redes sociais, mas infelizmente esse número reduziu bastante.

A Associação Anjos e Protetores sobrevive de diversas formas, com rifas, rodízio de pizza, bingo, doações e bazares, para ajudar a custear as despesas com os bichos. Já a ração eles ganhavam nos eventos de adoção. “Como não fizemos mais eventos, o nosso gasto ficou maior e começamos a custear com o dinheiro do nosso bolso. Uma de nossas parceiras gasta 200 quilos de ração por mês com os animais. Cada uma tem uma realidade. Com a pandemia tá difícil tanto doar como receber ajuda, mas não podemos parar, não podemos perder a fé e deixar de lutar e acreditar que tudo isso vai passar”, declara Consorte.

Para a presidente da entidade, essa ajuda com a ração veio num momento muito oportuno. “Agradeço de coração o secretário Maurício pela criação do Banco de Ração. Uma excelente iniciativa, que vai nos ajudar muito”, finaliza.

Como ajudar a ampliar o estoque do Banco de Ração

Pessoas físicas e jurídicas que quiserem ampliar o estoque do Banco de Ração devem se inscrever pelos e-mails jiise@sorocaba.sp.gov.br e pfreitas@sorocaba.sp.gov.br, enviando nome e endereço completo da pessoa física ou pessoa jurídica, nº do chamamento público e indicação dos bens para doação. O edital de chamamento pode ser conferido no site da Secretaria do Meio Ambiente: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Outras informações poderão ser obtidas pelos mesmos e-mails ou ainda de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Como se cadastrar para receber a doação

Os protetores e entidades protetoras de animais atuantes em Sorocaba e com residência ou sede na cidade podem se credenciar junto à Seção de Proteção e Bem-Estar Animal até o dia 9 de junho. O objetivo é reunir pessoas físicas e jurídicas ligadas à causa animal para que possam receber apoio e assistência.

De acordo com a Sema, todos os documentos necessários para o credenciamento dos protetores e ONGs podem ser conferidos no edital de chamamento, publicado nas páginas de 17 a 20 do jornal Município de Sorocaba de 31 de janeiro (http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/noticias.sorocaba.sp.gov.br-2433-31-de-janeiro-de-2020.pdf), assim como a Carta de Cadastramento e Formulário de Inscrição (anexo I); Modelo de Declaração de Idoneidade (anexo II); Modelo de Declaração de cumprimento ao Art. 27, inc. V, da Lei nº 8.666/93 (anexo III) e Minuta de Termo de Credenciamento/Adesão (anexo IV).

A documentação deverá ser enviada para os e-mails jiise@sorocaba.sp.gov.br, pfreitas@sorocaba.sp.gov.br ou epezatto@sorocaba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails acima ou ainda de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

21 de setembro de 2020 12:02