Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Passarinhada” virtual reúne pais e filhos numa manhã de aprendizados e brincadeiras

20 de junho de 2020 14:51

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Foto: Angela Fiorucci

Uma manhã de bate-papo, brincadeiras e muito aprendizado sobre as aves existentes na cidade e a importância da conservação da natureza. Assim foi o primeiro encontro virtual do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), que ocorreu na manhã deste sábado (20) na plataforma Google Meet, reunindo quase 30 pessoas, entre pais e filhos na “passarinhada”. Comando pela educadora da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Viviane Rachid, e o integrante do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), Lucas A. Campos, o encontro contou também com a presença do secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que deu boas-vindas ao grupo.

A atividade de Educação Ambiental teve como objetivo reunir as crianças e seus familiares, aproveitando essa época de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19, e despertar o interesse delas pela “natureza do seu pedaço”, possibilitando que descubram quais são as aves que vivem próximas à sua casa ou o seu apartamento, curiosidades e as profissões dessas espécies na natureza (papel ecológico).

Para Viviane Rachid a experiência foi gratificante. “Superou as nossas expectativas. Ficamos pensando muito nesta semana como seria o desafio da mediação e foi incrível. As crianças estavam com energia e vimos como eles como queriam falar, interagir, contar suas histórias e esse bate-papo motivou eles a falar das aves, da natureza. E teve pais que não saíram do lado da criança, pois eles curtem a natureza e é um momento deles com o filho”, declarou a educadora da Sema.

Os pequenos puderam aprender como atrair aves perto de casa, seja pela questão dos alimentos, abrigo, água e ninho, e foram incentivados a observar por exemplo as árvores e os telhados das casas, que atraem os pássaros para abrigo. “O pardal, a andorinha e a maritaca pousam e fazem ninhos embaixo das telhas das casas”, contou Lucas.

Durante todo o encontro, que durou mais de uma hora, as crianças interagiram bastante, contando suas experiências, os ninhos que avistaram perto de casa, as aves, o que fizeram com os familiares. Em um momento, por exemplo, cada criança se apresentou e pode contar qual a sua ave preferida.

Lucas também falou das características de algumas espécies que são bem comuns de se avistar em Sorocaba, como o sabiá, o sanhaço, o gavião-carijó e o bem-te-vi. “Várias aves têm um canto muito bonito e único e esse som ajuda muito a identificar uma espécie”, explicou Lucas. Sorocaba abriga cerca de 300 espécies de aves, sendo que muitas delas podem ser observadas a olho nu ou pelo som de seus cantos bem perto de nós, seja em nossa casa, na rua ou no bairro. Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade.

Além disso, a “passarinhada” contou com brincadeiras de adivinhação. Numa delas, as crianças tinham que descobrir, por exemplo, qual era o canto do joão-de-barro ao ouvir três sons diferentes. Em outro momento lúdico elaborado, eles tinham que descobrir do que cada espécie se alimentava. “O periquitão come frutas, como o coquinho, e sementes, mas não gostam de insetos e peixes”, explicou Lucas.

Já ao final do encontro, a educadora Viviane falou sobre a importância da conservação das árvores e da necessidade de se arborizar cada vez mais uma cidade para atrair a fauna. Quanto mais árvore tivermos, mais a natureza estará perto da gente”, destacou. O guia das aves de Sorocaba também foi enviado a todos os participantes após o evento e pode ser conferido no site da Sema: https://bit.ly/3fDfgxS.

Gustavo, de seis anos de idade, morador da região do Largo do Divino, já era integrante do Coaves Kids e frequentava os encontros no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, e adorou a experiência de participar do encontro virtual. “Aprendi e gostei muito. Foi o máximo”, contou o garoto. Outro participante foi Gustavo Luiz Martins de Faria, de sete anos de idade, morador do Jardim Santa Bárbara, que também gostou muito da experiência. Ele nunca tinha frequentado os encontros do Coaves Kids e participou da “passarinhada” virtual ao lado de sua mãe Gabriela Scarel de Faria. Ambos querem participar da próxima edição, que ocorrerá no mês de julho.

Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo telefone (15) 3221.6643 ou pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.


Foto: Angela Fiorucci


Saiba mais