Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Patrulha Ambiental recebe ciclo de palestras voltado à proteção do meio ambiente

21 de fevereiro de 2020 16:27

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), promoveu nesta semana, de 18 a 21 de fevereiro, um ciclo de palestras gratuitas de capacitação com a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM). Foram seis palestras sobre temas variados envolvendo a proteção do meio ambiente, como maus-tratos contra animais, licenciamento ambiental, entre outros.

“Esse foi o primeiro ciclo de capacitação com os integrantes da Patrulha Ambiental e o nosso objetivo é promover outras atividades como essa ao longo deste ano”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. A carga horária total foi de 16 horas.

O ciclo de capacitação teve início na terça-feira (18), quando os GCMs participaram da palestra “Bem-Estar Animal – Responsabilidade de Todos”, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), com a médica veterinária Rosangela Ribeiro, da ONG World Animal Protection. A especialista abordou a questão do bem-estar animal e levar ao público conceitos práticos sobre o que é crueldade, abuso e maus-tratos a animais, apresentando um protocolo para atender essas situações.

Na quarta-feira (19), eles tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as principais espécies de animais selvagens do município e sobre crimes contra a fauna numa capacitação no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Entre os temas abordados estão a captura e a maneira correta de fazer o manejo de animais silvestres.

Já na quinta-feira (20), o secretário Maurício Tavares da Mota falou sobre a vegetação na sede da Guarda Civil Municipal, quando falou sobre como classificar a vegetação, os estágios sucessionais florestais e as espécies de Cerrado e Mata Atlântica da região. Na sequência, o Cabo PM Arthur Alves de Lima, da Polícia Ambiental, abordou os crimes contra a flora, falando da atuação do órgão estadual, quais os atendimentos que realizam e a legislação.

Para encerrar, nesta sexta-feira (21), os GCMs aprenderam mais sobre a área de licenciamento ambiental com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente na sede da Sema. Na ocasião, eles aprenderam mais sobre os principais dispositivos legais que norteiam a fiscalização municipal; como utilizar a legislação na prática, desde o recebimento da denúncia até a vistoria em campo; os modelos de auto de infração; e como agir ao receber as denúncias, como, por exemplo, queimadas, danos em árvores, desmatamento, descarte de resíduos e poluição do ar.

Sobre a Patrulha Ambiental

A Patrulha Ambiental é composta por membros da GCM e tem como função fiscalizar o cumprimento da Política Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba e casos que envolvam maus-tratos contra animais. Eles atuam diariamente, atendendo ocorrências como queimadas, corte de árvore, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento, disposição irregular de resíduos, tráfico e comercialização de elementos da fauna silvestre e poluição sonora.

Os patrulheiros podem orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, além de apreender produtos ou subprodutos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos. A população pode ajudar neste trabalho e denunciar pelos canais da ouvidoria: pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426, pelo telefone 156 ou ainda pessoalmente nas Casas do Cidadão.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02