Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Pinacoteca Municipal comemora aniversário de um ano

22 de janeiro de 2020 19:43

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira - jconceicao@sorocaba.sp.gov.br


Considerada um dos principais espaços de demonstração artística da cidade, a Pinacoteca Municipal de Sorocaba comemora seu 1º aniversário nesta quarta-feira (22). O espaço público é mantido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e é aberto para visitação espontânea e para visitas monitoradas em grupo. De acordo com a museóloga responsável pelo local, Daniella Moreira, a criação da Pinacoteca surgiu a partir da necessidade de um espaço público em Sorocaba que abrigasse obras de artes visuais por conta do acervo já existente e do que foi incorporado com o Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi” ao longo dos anos.

“A Pinacoteca é importante porque é um espaço público na cidade que exibe obras de artistas sorocabanos e que agora abriu um edital de ocupação para ficar ainda mais democrática e de fácil acesso para os artistas exporem. Além disso, ela tem o objetivo de divulgar, comunicar e preservar as artes visuais na cidade de Sorocaba”, comenta Daniella.

Contando com uma reserva de acervo de cerca de 100 obras, as exposições na Pinacoteca são rotativas e, atualmente, estão expostas as fotografias da mostra “Hiléia” de Antonio Saggese, que exibem os contrastes das belezas naturais amazônicas e as pinturas do sorocabano José Correa da Silva.

Os artistas de Sorocaba e região interessados em expor suas criações podem consultar o edital de chamamento publicado no Jornal Município de Sorocaba do dia 16 de janeiro e se inscreverem pessoalmente na Pinacoteca Municipal.

Para quem se interessar por uma visita monitorada, ela deve ser agendada pelo telefone (15) 3231.1026 ou pelo e-mail pinacoteca@sorocaba.sp.gov.br. A Pinacoteca Municipal está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.


Saiba mais