Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Plano da atual Administração Municipal para saneamento contempla a cidade toda

6 de janeiro de 2021 15:21

Por: Saae/Secom


As primeiras semanas de trabalho na área do saneamento, na administração iniciada em 2021 pelo prefeito Rodrigo Manga, serão de estudos e planejamento, a partir das metas estabelecidas no plano de governo definido para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba nos próximos quatro anos. A ação abrange o município como um todo, nas áreas de atuação da autarquia, que englobam captação, tratamento, reserva e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto, bem como captação, contenção e drenagem de águas pluviais.

“O objetivo é manter em dia toda a programação de ações, de forma a não prejudicar o planejamento do Saae. Aliás, é assim que toda administração pública deveria funcionar, sobretudo em períodos de troca de gestão. Apesar disso, a exemplo das demais secretarias, o nosso plano de governo definido para a autarquia é extenso e vai exigir muita dedicação, trabalho e empenho, não apenas da direção, mas também de todo o corpo técnico e de demais trabalhadores dos diversos departamentos e setores”, aponta Manga.

Na relação de planos definidos para a autarquia, a atual direção começará trabalhando com aqueles definidos como prioridades pelo prefeito Rodrigo Manga, entre eles a implantação de individualização de hidrômetros nos conjuntos habitacionais populares, principalmente os mais antigos implantados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que não contam com esse benefício, bem como agilizar a negociação das dívidas desses empreendimentos com a autarquia.

Outras iniciativas serão: implantação de redes de água e esgoto em áreas de invasão, que estão em processo de regularização; a diminuição do prazo para a execução dos pedidos de novas ligações de água e esgoto; a ampliação do número de poços artesianos nas regiões extremas da cidade, onde as adutoras de água tratada ainda não chegaram e a ampliação dos programas Caixa d’água Social e Tarifa Social.

“O dinamismo de ações, o comprometimento e a responsabilidade diante da importância do nosso trabalho para a população  são características do Saae e que nos permitirá cumprir as metas estabelecidas pelo prefeito”, destaca o diretor-geral Ronald Pereira da Silva.

Soluções encaminhadas

O plano de governo para o saneamento em Sorocaba detalha ainda pontos específicos da cidade em que os sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgoto; de distribuição de água tratada e de drenagem de águas pluviais precisa ser implantado ou ampliado, contemplando as diversas regiões do município.

“Outros pontos importantes do plano de governo do prefeito para o saneamento, e que já têm soluções, incluem o objetivo de alcançarmos os 100% de esgoto tratado, a diminuição dos índices de perdas de água e a eliminação da necessidade de rodízios no abastecimento em períodos de estiagem prolongada”, frisa o diretor-geral do Saae.

Para os dois primeiros itens, as ações já estão em andamento e a autarquia dispõe de caixa para continuar a implantação de macromedidores e de válvulas reguladoras de pressão para a diminuição das perdas de água, bem como para investimento em obras de esgotamento sanitário.

“Para a ampliação do abastecimento de água, o Saae está próximo de colocar em operação o Sistema Produtor de Água Tratada Vitória Régia, que prevê, inclusive a captação de água do rio Sorocaba”, finaliza Ronald.


Saiba mais