Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prática da compostagem é incentivada em atividade on-line voltada a pais e filhos

10 de julho de 2020 9:04

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


A 19ª edição do projeto “Sema vai à sua Casa” traz um conteúdo para incentivar as famílias sorocabanas na prática da compostagem e do minhocário. O material gratuito e on-line já pode ser acessado por pais e filhos no site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema):http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

O projeto, que teve início em março deste ano, tem como intuito levar temas de meio ambiente que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19 possam aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

A compostagem doméstica é uma solução eficaz para reciclagem de lixo orgânico. Além do impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir o volume de resíduos orgânicos depositado nos aterros sanitários, a prática possibilita a fabricação de fertilizantes nutritivos para serem usados em hortas, vasos e jardins.

Na atividade, crianças e adultos vão descobrir a importância da compostagem doméstica e do minhocário caseiro, curiosidades sobre as minhocas e, ao final, serão ensinadas duas maneiras de fazer uma composteira em casa.

A população pode encontrar todas as atividades do projeto “Sema vai à sua Casa” no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/. Os temas das edições anteriores são: “Alimentando-se como os animais do zoo de Sorocaba”, “As aves de Sorocaba”, “Os peixes de Sorocaba”, “Exercitando-se como os animais do zoo”, “A água e os animais do zoo (Especial Ciclo Siete – Dia do Planeta Terra”, “A Vida dos Insetos”, “Água – O nosso recurso precioso”, “Conhecendo o Pau-Brasil (Especial Dia do Pau-Brasil)”, “Os 3Rs e o reaproveitamento de materiais domésticos”, “O Rio Sorocaba”, “Bem-Estar dos Animais”, “A floresta na minha casa”, “A Mata Atlântica e os Animais do Zoo (Especial Dia da Mata Atlântica)”, “Mudanças Climáticas (Especial Dia Mundial do Meio Ambiente)”, “Queimadas x Covid-19”, “Jogo da Corte dos Animais”, “Nascentes” e “Queimadas e os Animais”.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02