Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeita se reúne com ONG´s e diz que vai vetar soltura de rojões em Sorocaba

29 de julho de 2020 17:40

Por: SECOM/GABINETE


A proposta do executivo recebeu emenda da Comissão de Justiça da Câmara e que permitiria, na prática, que artefatos de até 65 decibéis pudessem ser soltos.

A Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, se reuniu na tarde desta quarta-feira (29), por videoconferência, com representantes de ONGs ligadas à defesa dos animais para tratar sobre um projeto de lei, de autoria do Executivo, que visa proibir o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampido e artifícios no município de Sorocaba. Durante a reunião, que contou com o secretário de Meio do Ambiente e Sustentabilidade do município, Maurício Mota, Jaqueline afirmou que atenderá à solicitação das entidades e vai vetar dois parágrafos incluídos à proposta de lei por meio de emenda parlamentar durante a discussão na Câmara. Se fossem mantidos, descaracterizariam a proposta inicial e permitiriam, na prática, a soltura de fogos de artifício com estampido de até 65 decibéis.

A proposta original do Executivo prevê que a proibição se estenda a todo o território do município. O descumprimento da lei significará multa de R$ 2 mil ao infrator, com dobra de valor em caso de reincidência. A reincidência é considerada enquanto infração cometida num período inferior a 30 dias da primeira. “É inconcebível que em pleno século 21, quando a cada dia vemos as pessoas criando vínculos de amor e de cuidados com seus bichos de estimação, que permitamos manifestações como a dos fogos de artifício que, em nada, acrescentam a qualquer celebração que seja”, acentuou Jaqueline que é declaradamente apaixonada por animais, principalmente cachorros. Para além disso, a prefeita ainda explicitou a necessidade de a sociedade olhar para os diferentes com mais respeito, consideração e empatia, “trazendo do discurso à ação a máxima de amar aos outros como a si mesmo”, disse, referindo-se às crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que sofrem muito e entram em crise por conta do barulho excessivo de rojões e foguetes utilizados em comemorações.

Participaram da videoconferência, representantes da Comissão de Defesa Animal da Seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das ONGs Anjos e Protetores e do Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah) de Sorocaba. O vereador João Donizeti Silvestre, que integra a Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, foi representado por um de seus assessores, Fábio Mascarenhas, que destacou a importância dos vetos e manutenção do projeto que proíbe a soltura dos fogos de artifício com estampidos. Um representante da AMDE – Centro de Excelência em Autismo, instituição interessada no assunto, destacou a importância do ato da prefeita em proibir a soltura de fogos de artifício com estampidos.


Saiba mais