Prefeita se reúne com vereadores para discutir ações contra o coronavírus

23 de março de 2020 19:14

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) com vereadores para apresentar aos parlamentares as ações que estão sendo adotadas pela Prefeitura no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A prefeita esteve acompanhada pelo secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e pela coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Sorocaba, Irma Saboya. Também estiveram presentes secretários municipais que integram o Comitê de Avaliação e Enfrentamento do Coronavírus, entre os quais os das pastas de Governo; Administração; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur); Recursos Humanos; Fazenda, além do Saae-Sorocaba e Parque Tecnológico.

Durante as cerca de três horas de reunião, a prefeita Jaqueline Coutinho apresentou um balanço dos casos na cidade e todas as ações desenvolvidas pela administração, entre quais, o anúncio de que a Prefeitura criará um hospital de campanha para pacientes com o novo coronavírus na Arena Multiuso, que fica na altura do km 106 da rodovia Raposo Tavares. A intenção é disponibilizar aproximadamente 150 leitos de tratamento especializado no COVID-19. Segundo ela, o espaço servirá para acolher apenas os pacientes intermediários da doença. “Estive hoje pela manhã na Arena Multiuso e vamos criar um hospital de campanha nesse local, com toda a infraestrutura adequada e necessária. Não vamos medir esforços para combater esse vírus”, destacou a prefeita.

Ainda durante a reunião, a prefeita destacou as diversas outras ações implementadas e contidas em decreto publicado no último sábado (21), que determinam, por exemplo, o fechamento dos estabelecimentos comerciais e a suspensão de todos os eventos que importem em aglomeração de pessoas. A chefe do Executivo também ouviu propostas, sugestões e esclareceu as principais dúvidas dos vereadores, entre as quais as questões relacionadas às emendas impositivas, aproveitamento do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), para possível utilização como hospital de campanha. “Essa reunião foi muito produtiva e necessária para que Executivo e Legislativo caminhem juntos na prevenção e combate ao coronavírus”, destacou a prefeita.