Prefeitura abre inscrição para cursos oferecidos pelo zoológico de Sorocaba

28 de janeiro de 2020 15:22

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vai oferecer durante este ano cursos práticos e teóricos a profissionais das áreas biológicas, estudantes de graduação e pós-graduação, além de empresas privadas. São eles: Manejo e conservação em cativeiro – mamíferos, répteis e aves; Contenção física de animais; Métodos de estudos de comportamento animal; e Ofidismo – Contenção e manejo de serpente.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), responsável pela administração do zoo. O espaço ecológico vem desempenhando ao longo dos anos um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno, e já oferece cursos gratuitos de temáticas variadas a órgãos públicos, como a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, visando aprimorar o conhecimento dos profissionais.

Desta vez, os cursos serão oferecidos a pessoas jurídicas, mediante o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), no valor de uma UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) por participante, que será revertido integralmente ao Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama).

Os cursos de manejo e conservação em cativeiro e de contenção física de animais ocorrerão em julho e ambos serão voltados a 15 pessoas. O treinamento sobre ofidismo será oferecido em abril e agosto, voltado a 50 pessoas. Já o curso sobre métodos de estudos de comportamento animal será promovido em maio e setembro para 50 pessoas.

As inscrições individuais ou em grupos já podem ser feitas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br, informando no campo “assunto” a seguinte descrição: “aprender”. As vagas são limitadas.

Todos os documentos e mais informações podem ser obtidas no edital de chamamento, que foi publicado no jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (24) e pode ser conferido no link: http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/, ou ainda pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br. O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.