Prefeitura analisa mais 4 áreas para o Programa ‘Nossa Casa’

30 de janeiro de 2020 12:19

Por: Ana Furlanes (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Novas unidades habitacionais do programa Nossa Casa estão sob análise da Prefeitura e da Secretaria da Habitação. Mais quatro bairros estão sendo analisados: Jd. Itanguá, Vila Barão, Jd Margarida e Paineiras.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), está analisando mais quatro áreas com potencial para serem disponibilizadas à Secretaria Estadual da Habitação para abrigar unidades habitacionais do Programa Nossa Casa. Totalizando pouco mais de 13 mil metros quadrados, as áreas em análise pelos técnicos da Sehab estão localizadas nos bairros Jd. Itanguá (4.895,36 m²), Vila Barão (2.200,00 m²), Paineiras (3.710,00 m²) e Jd. Margarida (2.282,76 m²). A expectativa é que até o final de fevereiro, após o Carnaval, essa análise esteja concluída para posterior cadastramento junto ao governo estadual.

O trabalho de identificação de áreas classificadas como vazios urbanos subutilizados foi iniciado em setembro do ano passado e já cadastrou espaços nos bairros Cajuru, Aparecidinha, Jd. Tropical e Nova Sorocaba. Essas áreas se caracterizam por serem espaços grandes com pouca construção e que não revertem benefícios à população, como moradia, comércio, serviços e equipamentos. Dentro do Programa Nossa Casa, caso a área seja aprovada, esses vazios urbanos passariam a abrigar empreendimentos habitacionais mistos que envolveriam o interesse social com o mercado imobiliário.

De acordo com a Sehab, neste mês de janeiro, arquitetos e urbanistas da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) – contratados pela secretaria estadual, já estiveram no bairro Aparecidinha analisando a área identificada pela Sehab naquele bairro. E uma avaliação preliminar foi positiva, pois ali foi constatado grande potencial em suporte escolar, de ônibus, saneamento e de saúde.

A partir disso, a avaliação da Sehab é a de que, com o resultado inicial dessas visitas dos técnicos da Fipe, Sorocaba sai na frente de outras cidades para receber empreendimentos habitacionais do governo do estadual, destinado aos sorocabanos. O programa Nossa Casa é viabilizado por meio de parcerias entre o Estado, Município e iniciativa privada para a implantação de unidades habitacionais em terrenos públicos para famílias de baixa renda.