Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura atende apelo de mãe de garoto autista e promove visita especial ao zoo de Sorocaba

8 de junho de 2020 14:45

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Espaço está fechado ao público desde o dia 17 de março por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade


Patricia dos Santos Prado, moradora do Jardim Gonçalves, fez um apelo especial na semana passada à Prefeitura de Sorocaba, através de uma rede social, e foi atendida. Ela solicitou uma ida do filho, o pequeno Guilherme, de 5 anos de idade, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, que no momento está fechado ao público por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O garoto estava tendo crises intensas devido a mudanças em sua rotina neste momento de isolamento social. O passeio foi agendado e ocorreu na sexta-feira (5), quando técnicos do zoo, com todo o carinho e cuidados necessários, mostraram os habitantes do parque para a alegria do menino, da mãe e dos irmãos Bryan e Sophia, de 11 anos de idade.


Segundo Patricia, Guilherme está tendo essas crises fortes e, mesmo fazendo uso das quatro medicações tomadas diariamente, não estava melhorando. O garoto parou de frequentar a escola e está sentindo bastante falta. De acordo com a postagem feita pela mãe, ela levou ele até o portão da escola para mostrar que está fechada e sem os amigos, a professora e a cuidadora, mas isso não adiantou.

Então ela tentou levar o filho ao zoo na semana passada, pois o parque fazia parte dos passeios de rotina do garoto com o pai, mas como o parque está fechado para visitação não conseguiu entrar. Patrícia não desistiu e fez o apelo pelas redes sociais da prefeitura, quando então chegou ao conhecimento do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota, que imediatamente autorizou a equipe do zoo a atender ao apelo da moradora.

Na visita guiada, que durou um pouco mais de uma hora, Guilherme se mostrou bastante curioso especialmente com os felinos, mas ele também se encantou ao ver os lêmures-de-cauda-anelada, o urso, os hipopótamos, as antas, o tigre-de-bengala e as jaguatiricas. A família também teve a oportunidade única de conhecer o bebê lontra resgatado, que está sob os cuidados da equipe do zoo desde o dia 23 de maio, e ver ele tomando leite na mamadeira. “Foi muito bacana por tudo, pelo carinho. Fiquei muito feliz por ele. Ele curtiu bastante, não quis ir embora logo, e conseguiu ver praticamente quase todos os animais. Com certeza isso vai ajudar a ele ficar melhor”, agradeceu a mãe.

Inaugurado em 1968, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de aproximadamente 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina. Outra razão do sucesso do zoo de Sorocaba é a qualidade de seu corpo técnico, experiente e atualizado nas mais modernas técnicas através de cursos de mestrado, doutorado e participações em congressos.

A rotina de cuidados dos funcionários com os animais segue normalmente, porém os cuidados com a higienização estão redobrados, com uso de máscara, luvas e álcool em gel.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02