Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura busca estreitar cooperação entre Parques Tecnológicos de Sorocaba e Wuxi, na China

28 de janeiro de 2021 15:00

Por: Rose Campos


Desde o início deste ano, quando assumiu a nova administração municipal, o Parque Tecnológico de Sorocaba já começou a estreitar relações com a cidade de Wuxi, na China, que é considerada cidade-irmã do município.

O conceito de cidades-irmãs surgiu em 1947, com o objetivo de fomentar a amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas, especialmente culturas que estavam em lados opostos até o término da Segunda Guerra. A partir do ano 2000, com o fenômeno da globalização, a utilização do conceito se intensificou, no sentido de promover cooperação estratégica entre as cidades e internacionalização dos negócios.

Wuxi foi fundada em 202 a.C. e fica a 130 quilômetros de Xangai. Ao lado de sua história milenar, é atualmente uma das mais desenvolvidas e tecnológicas da China. Com uma população de 6,5 milhões de habitantes, abriga um moderno Parque Tecnológico, que agrega grandes empresas e instituições de ensino superior.

Temos todo interesse em estabelecer laços de cooperação tecnológica entre os Parques, propondo parcerias que sejam frutíferas para ambos os lados”, afirma Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Esse tipo de iniciativa responde às diretrizes do Plano de Governo da atual gestão municipal, que destacam os aportes na área de tecnologia.

Com o propósito de tornar Sorocaba uma cidade mais humanizada e inovadora, existe a meta de investir especialmente em atualização tecnológica, para aplicação de novas soluções em todos os setores da administração municipal.

No Parque Tecnológico, por exemplo, estão previstas ações, como: abrir edital para a concessão de uso destinado à instalação de empresas inovadoras e o fomento à implantação de novas universidades no PTS. O objetivo é desenvolver o conceito de triple hélice, promovendo a interação entre a academia, o meio empresarial e o município. Além disso, outra meta é unir empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos, de forma articulada e sistêmica.

Um canal de diálogo foi aberto entre a Prefeitura de Sorocaba e as autoridades administrativas de Wuxi, em referência às celebrações do Ano Novo Chinês, que acontecem no dia 12 de fevereiro. A partir daí, o presidente do PTS fará um convite para que representantes do Parque Tecnológico chinês possam conhecer os projetos de Sorocaba e interagir na busca por parcerias estratégicas.


Saiba mais