Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba divulga nome de fábrica clandestina de álcool em gel

27 de março de 2020 14:01

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba divulga nesta sexta-feira (27) o nome da fábrica clandestina de álcool em gel que foi interditada na noite da última quinta-feira (26). O nome da marca e exposta nos produtos comercializados é intitulada como “Creative”. O Poder Público toma a iniciativa de divulgar o nome para evitar o risco à saúde pública e que as pessoas acabem comprando este produto em algum comércio, pois supostamente a empresa utilizava etanol como matéria-prima.

Além disso, de acordo com a Vigilância Sanitária (Visa) a empresa recebeu dois autos de infração: o primeiro por não possuir licença de funcionamento e o segundo por não ter procedência de matéria-prima e controle de qualidade, o que também caracteriza risco à saúde pública. Portanto, os demais produtos ali fabricados, tais como desinfetantes, detergentes, água sanitária não possuem os padrões de qualidade e segurança. A iniciativa é respaldada pelo Artigo 1 Inciso V do Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Segundo a Vigilância Sanitária (Visa), os possíveis comércios que adquiriram este produto estão sendo contatados para serem informados sobre o risco da comercialização. A Visa também está visitando atacadistas e varejistas para identificar o produto em estoque e em seguida apreender os itens.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: . Outra opção é o WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município pelo número (15) 99129-2426, que atende das 8h às 17h. O telefone da Visa é o (15) 3229.7300.


Saiba mais