Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba lança conjunto de ações que contemplam melhorias para motoristas por aplicativos e passageiros

18 de fevereiro de 2021 19:27

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transporte, lançou na tarde desta quinta-feira (18), no estacionamento do Paço, um conjunto de ações que contemplam melhorias, sobretudo, para motoristas por aplicativos e passageiros. O evento ocorreu no formato drive-thru, reunindo os representantes da categoria, com o apoio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom).

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato; do secretário municipal de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini; do diretor de Transporte da Urbes, Adriano Brasil; dos representantes da Comissão Organizada de Motoristas por Aplicativo de Sorocaba (Comaps), Cláudia Rosa e Renato Toledo e do vice-presidente da Associação dos Motoristas Autônomos de Aplicativos de Sorocaba e Região (Asmapp), João Décio Miguel.

Pela Câmara Municipal de Sorocaba, participaram do evento o presidente Cláudio Sorocaba e os vereadores João Donizeti, Dylan Dantas, Cristiano Passos e Rodrigo do Treviso. Também estiveram presentes representando os deputados Danilo Balas, Maria Lúcia e Vitor Lippi os respectivos assessores Mário Moura, Neusa Maldonado e Arnô Rodrigues.

Melhorias para a categoria

Foram anunciadas pelo prefeito Rodrigo Manga quatro iniciativas. A primeira delas é a criação de uma Comissão que terá prazo de 90 dias para concluir estudos, a fim de regulamentar as atividades dos motoristas por aplicativos em Sorocaba, em conformidade com as necessidades da categoria. Na ocasião, o prefeito assinou o decreto que autoriza a formação dessa Comissão, cujos trabalhos serão coordenados pela Urbes.

A normatização será feita cumprindo todas as determinações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em constante diálogo com os motoristas por aplicativos. “Todos ganham com essa medida, seja o motorista, o usuário e o Poder Público. A categoria dos motoristas apor aplicativos movimenta a economia, gera empregos e oferece uma alternativa de transporte à população”, mencionou o prefeito.

Espaços e vagas em pontos estratégicos

Outra novidade é a implantação de espaços e vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros em locais estratégicos do município. Já, na noite desta quarta-feira (18), as equipes da Semob estarão nas ruas para iniciar a demarcação desses pontos e colocando as placas informativas.
São mais de 35 vagas no total, em 18 pontos da cidade: Paço Municipal (1 vaga), UBS Cerrado (1), UPH Zona Leste (1), Rodoviária (7), UPA Éden (2), Hospital Samaritano (1), Policlínica de Especialidades (2), Hospital Regional Dr. Adib Jatene (2), Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” (2), Hospital Regional – CHS (2), Ambulatório Médico de Especialidades – AME (2), Hospital Evangélico (1), Santa Casa de Misericórdia (2), UPH Zona Norte (2), Hospital Santa Lucinda (2), PA Laranjeiras (2), Terminal São Paulo (2), Mercado Municipal (2), dentre outras.

Shoppings e outros grandes centros de vendas

Também serão criados espaços e vagas exclusivas para embarque e desembarque em shoppings e outros grandes centros de vendas, ainda neste semestre, em parceria com a iniciativa privada. Um dos locais será o Shopping Iguatemi Esplanada, com espaços nas alas Norte e Sul. “Estamos definindo parcerias com os empreendimentos e a ideia é criar espaços e vagas em pontos estratégicos pela cidade. A Comissão recém-criada vai discutir também esse assunto e definir os melhores pontos”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, explica que os espaços e as vagas anunciadas são exclusivos para embarque e desembarque e podem ser usados por todo motorista, profissional ou não. “Não importa se são taxistas, motoristas por aplicativos ou condutores em geral; servem exatamente para trazer mais comodidade, segurança e agilidade no trânsito”, acrescentou.

Parada em pontos de ônibus

A quarta ação anunciada é a autorização de parada de veículos nos pontos de ônibus, também exclusivamente para embarque e desembarque de passageiros, a fim de proporcionar mais rapidez e segurança nos atendimentos e na integração intermodal.
“É uma série de medidas promovidas por um governo municipal que está na administração há apenas 45 dias. É um tempo recorde. Estamos há anos esperando por isso”, destacou o vice-presidente da Asmapp, João Décio Miguel.

Diálogo
O diretor de Transporte da Urbes, Adriano Brasil, lembrou que o diálogo entre o Poder Público e os agentes que compõem o trânsito é o ponto-chave da atual Administração Municipal, na realização de iniciativas, como as anunciadas nesta quarta-feira.

Representando a Comaps, Cláudia Rosa e Renato Toledo, também concordaram. “Agora, vemos que o Poder Público está considerando os motoristas de aplicativos como parceiros”, frisou Cláudia.


Saiba mais