Prefeitura doa 851 mudas de árvores em sistema drive thru no Paço Municipal

10 de agosto de 2020 16:10

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou nesta segunda-feira (10), das 10h às 13h, a doação de 851 mudas de árvores em sistema drive thru no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A ação ambiental integra a programação de aniversário de 366 anos de fundação de Sorocaba e continuará nesta terça e quarta-feira (11 e 12), das 10h às 13h, com 800 exemplares por dia. Cada veículo poderá levar até quatro mudas.

O objetivo da iniciativa é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

De acordo com a Sema, serão disponibilizadas mudas de ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), cereja-de-rio-grande (Eugenia involucrata) e pitanga (Eugenia uniflora). As espécies frutíferas, como a pitanga e a cereja-de-rio-grande, por exemplo, são ideais para o plantio em quintais, assim como o ipê-rosa. Já a pata-de-vaca é indicada para calçadas, com ou sem fiação elétrica.

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, assim como dar informações, como as características de cada espécie e informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge.

Sueli Aparecida da Silva Melo foi uma das pessoas que participou do primeiro dia da ação. “Fiquei sabendo pela minha filha, que faz Biologia na UFSCar, e quisemos vir buscar as três cerejeiras para plantarmos na área verde do condomínio Ibiti do Paço,onde a gente mora. É uma ação muito bacana e teve muita procura. Muito legal mesmo”, declarou a moradora.

Quem também participou da ação foi Flavia Blaseck, moradora do Jardim Simus. Ela levou para casa duas mudas de pitanga e duas de cerejeira. “Quero plantar no meu quintal para atrair abelhas sem ferrão. A minha intenção é colocar em um vaso grande para que elas cresçam e, assim que ficarem mais fortes, farei o replantio”, conta. “Achei uma iniciativa muito interessante de oferecer as mudinhas nesse formato drive thru, prático, rápido e justamente em um momento que as pessoas estão dando mais importância pro meio ambiente. Também achei bem legal a divulgação quanto à indicação do local de plantio das espécies”, elogiou.

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02