Prefeitura e Coopereso assinam Termo de Colaboração para prestação de serviços

26 de fevereiro de 2020 17:59

Por: Laura Mariano (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Egresso do sistema prisional cortando uma lajota que será colocada na rua.

Acontece nesta quinta-feira (27), às 10h, no gabinete da prefeita Jaqueline Coutinho, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros Dr. José Theodoro Mendes, a cerimônia de assinatura do Termo de Colaboração entre a Secretaria de Cidadania (Secid) e a Cooperativa de Trabalho e Social de Egressos, Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba (Coopereso), para a execução de serviço de natureza operacional em Sorocaba.

O Termo de Colaboração é um contrato referente a licitação feita para a prestação de serviços feitos por egressos do sistema prisional. Esses serviços são, em sua maioria, limpeza do leito de rios e lagos, limpeza de vias públicas, remoção de entulhos, criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti, jardinagem, pintura, restauração e manutenção dos locais monitorados pela Prefeitura.

“A Secretaria da Cidadania vendo a necessidade de estender oportunidade de trabalho ao egressos residentes de Sorocaba e a necessidade de alguém que efetuasse serviços de natureza operacional como limpeza e conservação, foi decidido abrir uma licitação que correspondesse as duas necessidades” explica a chefe de seção de Gestão de Administração, Adriana Oleriano. A Coopereso preencheu os requisitos e foi a selecionada. Além de proporcionar oportunidade de trabalho, a parceria com a Secid age diretamente na ressocialização e reinserção dos egresso na sociedade

O objetivo principal é regenerar os ex-detentos que deixaram o sistema prisional e já cumpriram totalmente sua sentença, dando uma nova alternativa para a geração de renda. “A pessoa que sai do sistema prisional, muitas vezes volta ao crime por falta de conhecimento que existe outra forma de viver. O ambiente a quê foram expostos limita suas expectativas. A Coopereso mostra outra realidade a eles. E em parceria com Secretaria de Cidadania será realizado um trabalho voltado tanto ao lado social quanto ao econômico.” ressalta a presidente da Cooperativa, Miraci Vieira Cugler.

O contrato a ser assinado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Coopereso entra em vigor a partir do dia da assinatura, tem validade de 24 meses, e pode ser estendido para 60 meses.

21 de setembro de 2020 12:02