Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura faz treinamento para aumentar segurança no transporte especial

6 de novembro de 2020 11:56

Por: Mayco Geretti (comunicacao@urbes.com.br)


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou nesta sexta-feira (6) um treinamento para os motoristas e agentes de bordo do transporte especial. A ação tem como objetivo capacitar esses profissionais para operar o sistema que prende as cadeiras de rodas aos novos veículos que integram a frota.

O treinamento foi realizado na garagem do Consórcio Mobility, que assumiu o Transporte Especial em agosto. Ao todo, 73 motoristas e agentes de bordo serão submetidos ao aperfeiçoamento. Esse novo sistema de ancoragem das cadeiras de rodas é mais seguro e utilizado por veículos do transporte especial nos Estados Unidos e Europa.

Mais do que um sistema de mobilidade, o transporte especial foca na inclusão social dos PCDs, podendo ser usado para levá-los para o trabalho, estudos, lazer ou tratamentos médicos. Atualmente 23 veículos são usados para esta modalidade, sendo 21 microônibus e duas vans. O sistema por ser utilizado de forma gratuita e livre pelos PCDs cadastrados, que precisam apenas fazer a solicitação por telefone.

O porteiro e cadeirante Herick Silva se voluntariou para ajudar no treinamento e ressalta que problemas com agendamento do transporte especial foram sanados. “Com esta nova empresa eles estão bem pontuais, e os canais de comunicação estão bem mais acessíveis, facilitando o contato mesmo em urgências”, diz.

Para Andriele Moraes, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sorocaba, a mudança de empresa trouxe um ganho de qualidade ao transporte especial. “A frota de veículos é nova e aspectos como conforto e disponibilidade melhoraram sensivelmente”, afirma.


Saiba mais