Endereço: http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-fortalece-comunicacao-com-cidadao-por-meio-das-redes-sociais-sem-custos-adicionais/
Acessado em: 07/07/2020 - 22h25

Prefeitura fortalece comunicação com cidadão por meio das redes sociais, sem custos adicionais

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

De forma mais interativa e dinâmica, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) ampliou, no final do ano passado, a presença de conteúdos nas redes sociais como uma forma de prestação de contas ao cidadão.

O gerenciamento dessas ferramentas, Instagram e Facebook possibilitam a divulgação e fortalecimento de ações, e garante o relacionamento com o cidadão no ambiente digital. A dinamização da comunicação nas redes sociais, não teve custos adicionais ao Município, já que é feita por meio da equipe de funcionários da própria Secom.

Nas redes sociais oficiais da Prefeitura são realizadas postagens diariamente, como: Vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); Ações e eventos das secretarias; Dicas e orientações sobre diversos assuntos, e posts de matérias publicadas na Agência de Notícias. Além disso, as páginas entregam, diariamente, informações relacionados aos serviços prestados pela administração, responde dúvidas dos munícipes, encaminha ideias e solicitações, entre outros serviços.

Um destaque importante são os vídeos, que também são produzidos e editados pela equipe da Secom, com o intuito de amplificar as ações e melhorias efetuadas na cidade. O vídeo possibilita uma maior interação entre os cidadãos, porque permite um acompanhamento e avaliação dos serviços da Prefeitura, oferecendo uma experiência audiovisual mais direta e dinâmica.

Outro projeto importante é o #CurtaSorocaba, que é um espaço para a população enviar fotos de seu lugar preferido da cidade. O programa busca destacar os locais mais belos de Sorocaba e valorizar a autoestima de seus moradores.

Para participar, é preciso encaminhar sua foto preferida para o Whatsapp da SECOM: (15) 99140-9750. A partir disso ocorre uma seleção, e a cada semana é postada uma foto nas páginas oficiais da Prefeitura.

Segundo o secretário de Comunicação, Djalma L. Benette, o Deda, a intensidade de publicações das atividades da Prefeitura de Sorocaba é o reflexo da força das ações de governo. “É importante frisar que a publicação das atividades municipais, significa dar publicidade, ou seja, conhecimento ao cidadão que paga impostos sobre o que está sendo feito com o dinheiro dele. Nesse sentido, são veiculados apenas fatos, ações concretizadas, portanto. Vale ressaltar que não há gasto algum de recursos financeiros com a publicidade nas redes sociais, que é o único instrumento autorizado pela prefeita Jaqueline Coutinho para dar engajamento nas atuações de governo”, frisa o secretário.

O titular da Secom destaca também que “a informação é o bem mais precioso de qualquer cidadão. Na medida em que ele sabe o que está sendo feito com o dinheiro do seu imposto, ele tem elementos para decidir e opinar sobre a realidade da administração da prefeitura”.