Prefeitura implanta novo acolhimento para crianças e adolescentes

14 de agosto de 2020 18:14

Por: Secom / Secid

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em parceria com a instituição Gold Geração de Ouro, está implementando um novo serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de medida protetiva no município de Sorocaba. O acolhimento está previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Denominado Raiz de Davi, o serviço está localizado na região Oeste da cidade e atenderá a até 20 crianças e adolescentes na modalidade de abrigo institucional. A inauguração está prevista para o dia 31 de agosto e os acolhidos começarão a chegar ao novo espaço de acolhimento no primeiro dia de setembro.
Segundo a chefe de Seção da Proteção Social Especial/ Alta Complexidade da Secid, Camila Garcia Vaz, o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes está previsto no âmbito da proteção social especial de alta complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). “Trata-se de um serviço que acolhe crianças e adolescentes que vivenciam situações de violações de direitos e são destinados ao acolhimento, como medida provisória e excepcional. Processualmente, existe a possibilidade de reinserção do na família de origem, ou extensa, bem como nos casos de destituição do poder familiar, a colocação numa família substituta por meio do processo de adoção”, detalhou.
De acordo com o titular da Cidadania, Paulo Henrique Soranz, Sorocaba possui 115 crianças e adolescentes acolhidos nos serviços de abrigo institucional e casa lar. “A intenção da Secid é diminuir esse quadro com a implantação de outras modalidades de atendimento para aqueles que vivenciam situação de violência no âmbito familiar, ou que não possuem retaguarda familiar, como os serviços da República Jovem, da Família Acolhedora e da Residência Inclusiva”, explicou.