Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura inaugura o 12º CRAS em Sorocaba no Carandá

17 de fevereiro de 2020 16:03

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br


Prefeita Jaqueline Coutinho e vereadora Iara Bernardi tirando o tecido azul que cobria a placa com o nome "CRAS Carandá", rodeadas de pessoas.

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou na manhã desta segunda-feira (17) mais um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Conjunto Residencial Carandá, região onde moram mais de 20 mil pessoas. Essa é a 12ª unidade que funciona em locais estratégicos com a maior incidência de vulnerabilidade e risco social.

A solenidade de inauguração foi marcada pela presença da prefeita Jaqueline Coutinho, de secretários municipais, da deputada estadual Maria Lúcia Amary, dos vereadores Fausto Peres, Iara Bernardi e Rodrigo Manga, além de lideranças do bairro e integrantes da comunidade.

Localizado na rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20, a unidade deverá atender 2.913 famílias, número que tende a crescer a partir da sua entrada em funcionamento. Vinculado à Secretaria da Cidadania, os CRAS se transformaram no principal local de atendimento direto à população e suas demandas, oferecendo serviços de proteção básica ao cidadão, como assistência social, psicológica, terapia ocupacional, cadastramento em programas sociais e outros.

De acordo com o secretário de Cidadania, Paulo Henrique Soranz, cada unidade do CRAS em Sorocaba abrange uma área da cidade, fazendo a cobertura de uma região correspondente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atingindo, assim, todo território municipal, o que vem garantindo a efetivação do serviço fortalecendo a comunidade atendida.

Já a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou a importâncias dos CRAS, cujos coordenadores realizam encontros com a população e com demais setores públicos, de onde saem ideias de eventos, projetos e parcerias, que acabam por fortalecer a comunidade. De acordo com a chefe do Executivo, em Sorocaba os CRAS têm um cadastro que ultrapassa 61,4 mil pessoas. “No mês passado, por exemplo, as 11 unidades existentes até então juntas atenderam a um total de 10.189 pessoas em busca de programas sociais, como Renda Cidadã, Ação Jovem, Cartão Alimentação, Cadastro Único Federal (CadÚnico), Bolsa Família, entre outros que estão dentro de programas nacionais, estaduais e municipais de assistência social”, destacou a prefeita, que finalizou: “É de fundamental importância a gestão municipal estar por dentro das situações de assistência social. E é isso que estamos fazendo. Estamos intensificando nossas ações.”


Saiba mais