Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura no seu bairro” esteve em seis localidades da cidade nesta sexta-feira

22 de janeiro de 2021 22:16

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


Sexta-feira é dia de “Prefeitura no seu Bairro” e, desta vez, dia 22, as equipes da Administração Municipal estiveram no Jardim São Guilherme, Jardim Guaíba, Jardim Matilde, Jardim Los Angeles, Vitória Ville e no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho. A proposta é ouvir diretamente as demandas da população e agilizar o encaminhamento de soluções.

Os grupos do Poder Público contaram com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do secretário de Serviços Público e Obras, Darwin José de Almeida Rosa; do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão, do secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Carlos Eduardo Paschoini; do secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia, e do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva. Ainda participaram os vereadores Ítalo Moreira, Cícero João, Silvano Júnior e Cláudio Sorocaba.

A primeira parada foi no Jardim São Guilherme e as principais reivindicações estiveram relacionadas a melhorias de trânsito na Av. Edward Fru Fru. Um semáforo será instalado no cruzamento com a Rua Antônio Piantore e haverá operação de tapa-buraco nas ruas. A Prefeitura estudará um acesso entre os Jardins Santa Cecília e São Guilherme, além da implantação de baias de parada na Av. Edward Fru Fru e a criação de uma área de lazer próxima à UBS do bairro.

No Jardim Guaíba, atendendo à comunidade local, será feita a roçagem de áreas que estão tomadas pelo mato, nos arredores da Rua Zoraida de Barros Nardi. Há, ainda, uma quadra abandonada, que também receberá limpeza. “Mais do que isso, a Administração Municipal iniciará estudos para reurbanizar esses espaços e dotar o bairro de equipamentos de lazer para a comunidade”, apontou o prefeito. “Quanto às melhorias no trânsito, uma delas é que a Rua João Marcolino vai ganhar lombada”, acrescentou o secretário Paschoini.

 

À tarde

As visitas continuaram no período da tarde, reiniciadas na Vila Matilde. Ficou definido que a roçagem de trechos nas margens do córrego existente no local começará na próxima segunda-feira (25). A Administração Municipal iniciará estudos para aumentar a vazão desse córrego e pôr um fim nos alagamentos, bem como reurbanizar os arredores da Rua Elza Salvestro Bonilha. Outra reivindicação da comunidade foi quanto à passarela sobre o manancial, que será vistoriada para receber manutenção.

No Jardim Los Angeles, o Poder Público atenderá de imediato à solicitação de roçagem de mato em pontos específicos às margens do córrego que corta o bairro. “Ainda há um projeto mais amplo, a ser elaborado, para reurbanizar pontos próximos às passarelas de pedestres, inclusive, com a reconstrução de uma delas, que há um ano caiu devido à cheia após as chuvas intensas”, destacou o secretário Darwin.

No bairro Vitória Ville, as principais reivindicações de moradores foram: a necessidade de melhorias nas ruas de terra e a realização de regularização fundiária. Na próxima semana, as ruas serão niveladas e receberão camada de fresa asfáltica, provisoriamente. Porém, um projeto mais amplo será elaborado pela Secretaria de Obras, com o objetivo de pavimentar as vias e instalar iluminação pública. “Quanto à legalização dos imóveis, o Poder Público fará um levantamento dos processos de reintegração de áreas, para identificar entraves jurídicos e avançar nos procedimentos para regularizar essas moradias”, explicou o secretário Tiago.

O Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho foi a última parada do programa “Prefeitura no seu Bairro”. A Administração Municipal vai programar um mutirão a fim de promover melhorias na área de lazer que fica na Rua Francisco Ruiz Miranda, inclusive a manutenção da quadra, troca de alambrado e revitalização dos jardins. Também vai providenciar destinação para um imóvel nos arredores, que serviu para cursos de construção civil no passado e está abandonado. A UBS do bairro também recebeu a visita da equipe, que constatou a necessidade de manutenção de telhado, rede elétrica e pintura, serviços que serão orçados de imediato para execução.

O programa “Prefeitura no seu Bairro” teve início na primeira semana de janeiro e ocorre periodicamente. De lá para cá, foram visitados ainda: Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João e Mineirão.

 


Saiba mais