Prefeitura participa de inauguração do novo Centro de Radioterapia da Santa Casa

11 de fevereiro de 2020 11:55

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br

Prefeita participa de inauguração do novo  Centro de Radioterapia da Santa Casa ao lado do padre Flávio Júnior

A Prefeitura de Sorocaba participou da inauguração do novo Centro de Radioterapia, equipado com o acelerador linear, em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (11), na Santa Casa de Misericórdia. A prefeita Jaqueline Coutinho representou o Executivo sorocabano e esteve acompanhada pelos secretários de Governo, José Marcos Gomes Júnior; Saúde, Ademir Watanabe; Comunicação, Djalma L. Benette, o Deda; Segurança Urbana, Marcos Mariano, além do controlador-geral do município, Fernando Bonsack.

O acelerador nuclear foi custeado pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 2 milhões e importado dos Estados Unidos. A expectativa do hospital, segundo explicou o diretor-presidente da unidade de saúde, padre Flávio Jorge Miguel Júnior. Segundo ele, o novo aparelho atende a cerca de 50 pacientes oncológicos por mês.

Aceleradores lineares são equipamentos utilizados em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, e o aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido.

Essa modalidade de tratamento contra o Câncer é muito importante para uma série de tumores. Ele tem um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia. Então a existência desses equipamentos, para muitos pacientes é uma opção de cura que existe para doença dele. Em outras situações, onde a doença não é curável, por exemplo, um paciente que tem um câncer avançado, consegue aliviar os sintomas pelo tratamento de radioterapia, explica gestor da unidade. Então, ressalta, melhora a qualidade de vida de pessoas que estão tratando dessa doença. “Quero aqui agradecer a Prefeitura de Sorocaba, na pessoa da prefeita Jaqueline Coutinho, e todos aqueles que ajudaram para que hoje possamos estar aqui realizando a entrega desse importante equipamento voltado ao tratamento daqueles que mais precisam, disse o diretor-presidente da unidade de saúde, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que completou destacando que a Santa Casa reúne todos os requisitos para vir a se transformar também num hospital de referência voltado ao tratamento do câncer.

A prefeita Jaqueline Coutinho, durante seu discurso,  recordou do dia 15 de agosto de 2017, quando, também à frente da administração municipal assinou a devolução da Santa Casa de Misericórdia  à Irmandade após suas requisição na administração anterior por duas vezes, que agonizava em meio as denúncias de corrupção, dívidas  e, consequentemente, dos reflexos que isso trazia para o atendimento à população. Elogiou a gestão do padre Flávio à frente da Santa Casa que, tão logo assumiu negociou novos prazos das dívidas da entidade com os bancos e passou a acertar questões pontuais do hospital que funciona pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Desde que assumiu o comando da Santa Casa, padre Flávio, o senhor conseguiu devolver a credibilidade ao gerenciamento da instituição que desde 2013 enfrentou problemas. Desde então, com muito sacrifício, sabemos, muita coisa mudou e a população voltou a contar com atendimento de qualidade”, ressaltou e completou: “Hoje estamos aqui para mais essa conquista em prol da nossa população. E não foi um tarefa fácil sua implantação. Foram muitos os entraves burocráticos”, disse.

Ações e investimentos

Ainda durante seu discurso a prefeita aproveitou para fazer um balanço das ações e investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos seis meses. “Nos últimos seis meses realizamos a entrega de 13 novas ambulâncias, das quais duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. E por falar em Samu, entregamos recentemente uma nova sede, que trouxe mais agilidade no atendimento das ocorrências”, destacou a prefeita, que concluiu: “As Unidades Básicas de Saúde receberam 34 novos médicos para fortalecer a assistência prestada à população. E, no dia 22 de outubro do ano passado, a Secretaria da Saúde começou a distribuir 165 computadores para os consultórios das Unidades de Saúde e outros setores da pasta. Desse total, 150 são usados no sistema do Prontuário Eletrônico.”