Prefeitura retira 40m3 de entulho em terreno no Júlio de Mesquita

Por: Letícia Campos

Terreno no bairro Julio de Mesquita que foi  limpo pela Prefeitura de Sorocaba
Antes e depois

A Prefeitura de Sorocaba retirou nesta segunda-feira (16), 40 metros cúbicos de entulho e outros inservíveis em um terreno que fica na rua Orsini Diniz de Camargo, ao lado da Escola Estadual “Prof.o Rafael Orsi Filho”, no Júlio de Mesquita Filho. Conforme os técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), responsável por esta ação, foram três viagens de caminhões para transportar todo o material.

Os técnicos da Serpo explicam a importância da conscientização da população para não descartar entulhos, lixo e outros materiais inservíveis irregularmente, tendo em vista a existência do Aterro Municipal para descarte de inertes, localizado na avenida General Motors, nº 200, licenciado para receber este tipo de material. Eles destacam ainda, que não há custo para pessoas que forem descartar até um metro cúbico de materiais e que acima dessa quantidade, deve ser contratado um caçambeiro que esteja credenciado pela Prefeitura.

“Em tempos de epidemia de dengue é imprescindível que todos colaborem”, diz o secretário da Serpo, Wilson Unterkircher Filho. “A Serpo vem realizando a limpeza nas áreas públicas, em diferentes pontos da cidade. Mas, têm momento, que é como enxugar gelo. Um dia a Prefeitura faz o trabalho de retirada de entulho e, no dia seguinte, já há um novo descarte irregular no mesmo lugar”, comenta.

A Fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) explica que o infrator pode ser multado em até de R$ 582,13 por m³ de lixo/entulho depositado irregularmente em áreas públicas. Em casos de terrenos públicos, a fiscalização só pode agir se pegar o infrator em flagrante; situação que dificulta a ação da fiscalização. Conforme a lei, o infrator é intimado para realizar a limpeza no prazo de quinze dias e se a limpeza não acontecer neste período, o auto de infração é lavrado.

Os técnicos da Serpo estão planejando para novas limpezas em áreas públicas e indicam os canais da ouvidoria para estas solicitações sejam feitas. E, por meio desses mesmos canais, podem ser feitas denúncias de pessoas jogando entulho em terrenos públicos, pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, via whatsapp (15) 99129-2426, pelo telefone 156, ou ainda pessoalmente, nas Casa do Cidadão.