Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura se reúne com Senac, IGR e CRETHA para discutir ações do Plano Regional de Turismo

9 de março de 2021 18:37

Por: Bruno Rodrigues



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), participou, na manhã desta terça-feira (9), de uma reunião intermediada pelo Senac Sorocaba, com a participação de representantes do Poder Público de Araçoiaba da Serra, Iperó, Votorantim e Capela do Alto, membros integrantes do Conselho Regional de Turismo História & Aventuras (CRETHA) e da Instância de Governança Regional (IGR).

O encontro teve como objetivo a conceituação, descrição de objetivos e explicação das fases para a formatação de roteiros turísticos, em atendimento às ações descritas no Plano Regional de Turismo da Região Turística História & Aventuras.

A formatação tem um papel importante, uma vez que a roteirização dá uma realidade turística aos atrativos que estão dispersos na cidade e região. Dessa maneira, é possível integrá-los, organizando de tal forma que se possa criar um produto turístico, que atrai o interesse do público para o local.

Seus objetivos são estruturar e ampliar as ofertas de roteiro, fortalecer a identidade regional, incentivar o empreendedorismo, criar ou expandir novos negócios, ampliar, qualificar e agregar valor aos equipamentos turísticos e promover o desenvolvimento regional.

“Essa roteirização deve envolver, não apenas a Governança Regional e o Poder Público, mas também empresários, a sociedade civil organizada e as instituições de ensino”, destaca Robson Coivo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O Senac apresentou as três fases para formatar esse produto turístico. A fase 1 é referente à estruturação geral do roteiro, em especial, a participação do Poder Público; a fase 2 aborda a formatação do preço e a fase 3, a negociação.

Nessa primeira reunião, foram descritos os atos para conclusão da fase 1, como definir os objetivos da formatação do roteiro, determinar a temática, definir o público-alvo, decidir o tipo de roteiro, definir sua ambientação, prever sua duração média, selecionar os atrativos adequados a esse roteiro, indicar um local de saída, definir o formato do roteiro, orientar o tipo de transporte adequado, montar o percurso, fazer a proposta de visitação, verificar se há autorizações ou outros documentos cabíveis e necessários, além de ver pontos para descanso, alimentação e sanitários e, então, testar a proposta.

Somente após a finalização dessas etapas é que a fase 1 será considerada concluída e se avançará à fase 2”, explica o secretário Coivo.

Para conferir na íntegra o Plano Regional de Turismo da Região Turística História & Aventuras, acesse: http://turismo.sorocaba.sp.gov.br/destaques/plano-regional-de-turismo-historia-aventuras/

O próximo encontro está previsto para o dia 13 de abril, às 9h, por meio de plataforma virtual disponibilizada pelo Senac. Para mais informações, basta ligar para o número: (15) 3233-2043.


Saiba mais