Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Principais unidades de saúde de Sorocaba começaram a receber desinfecção

27 de março de 2020 22:31

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Em mais uma ação que tem como objetivo prevenir e combater o coronavírus (COVID 19), a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deu início na noite desta sexta-feira (27) à desinfecção das principais unidades de saúde da cidade, um trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos sessenta dias, incluindo as Unidades Pré Hospitalares (UPHs) das zonas Leste, Oeste e Norte e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden.

Com a utilização do hipoclorito de sódio, um produto altamente desinfetante, que a autarquia utiliza em suas unidades de bombeamento e tratamento de esgoto, a ação teve início às 22h na UPH Zona Norte, localizada na confluência das avenidas Ipanema e Itavuvu.

Utilizando um caminhão-tanque especialmente preparado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tais como macacão, luvas, botas e máscaras apropriadas, os servidores da autarquia lavaram a fachada da unidade, incluindo a rua, calçada e rampa de acesso, aplicando o hipoclorito por meio de mangueira também específica, visto que o produto possui propriedade corrosiva.

Na sequência, a equipe do Saae/Sorocaba se deslocou até a UPH da Zona Oeste, localizada na avenida General Carneiro, altura do número 1.600, onde o mesmo trabalho de desinfecção foi desenvolvido.

De acordo com a programação estabelecida, neste sábado (28) a desinfecção vai ocorrer na UPA do Éden, localizada na avenida Independência, e na UPH Leste, no final da avenida Coronel Nogueira Padilha.

A partir da próxima semana, às segundas-feiras o trabalho ocorre nas UPHs Norte e Oeste; às terças-feiras na UPA Éden e UPH Leste; nas quintas-feiras nas UPHs Norte e Oeste e às sextas-feiras na UPA Éden e UPH Leste, sempre com início às 22h, numa dinâmica que garantirá que cada unidade seja desinfetada duas vezes por semana.

A decisão de realizar a desinfecção das principais unidades de saúde da cidade ocorreu durante uma das diversas reuniões coordenadas pela prefeita Jaqueline Coutinho, que após tomar conhecimento do produto utilizado pelo Saae, solicitou que o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, estabelecesse uma logística para a aplicação do hipoclorito, como mais uma medida para frear o avanço do coronavírus em Sorocaba.

Fotos: Alexandre Lombardi


Saiba mais