Agência Sorocaba de Notícias

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Procon orienta sobre compras para o dia dos namorados

9 de junho de 2020 10:38

Por: Mariana Dearo



Com a chegada do dia dos namorados e a costumeira compra de presentes, o Procon Sorocaba, órgão ligado a Secretaria Jurídica (Saj) faz um alerta aos consumidores. Por conta do cenário pandêmico, a orientação é, principalmente, para que as compras sejam realizadas pela internet, evitando assim aglomerações.

Neste caso, é importante que o consumidor verifique se o site da empresa é confiável. Normalmente, se o site possui um cadeado no canto superior, é considerado seguro. Além disso, consultar a identificação da empresa, através de dados como razão social; CNPJ, endereço físico e canais de atendimento ajuda muito. Avaliações e opiniões também são bem vindas para decidir onde poderá realizar uma compra segura.

A política de troca também pode ser verificada no site. Vale reforçar que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias, a partir da data de recebimento do produto ou instalação do serviço, para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial. O Superintendente do Procon, Carlos Rocco, alerta sobre compras feitas em sites de outros países. “Os consumidores devem tomar cuidado com os sites estrangeiros, visto que, normalmente não possuem sede administrativa em nosso país, não estando sujeitos à nossa legislação”, destaca.

Entre os itens mais procurados para presentear nesta época, destacam-se as flores e cestas de café da manhã. No caso das flores, o Procon destaca que a alta procura faz com que os preços aumentem, sendo assim, é indicado que o consumidor pesquise o valor, o tipo de flor e arranjo. Já no caso das cestas, o Procon reforça que o consumidor se informe sobre o número de itens, marcas e quantidade dos produtos, enfeites, entre outros. Nas cestas, os itens não alimentícios devem ser embalados separadamente.  Na compra de algum desses produtos, o ideal é que o consumidor tenha por escrito a descrição do produto comprado e se atente aos itens que compõem sua compra, além das informações de entrega do presente, como data, horário e local de entrega.

In loco

O Procon retomou o atendimento presencial na última quarta-feira (03), mas a  orientação é a de que o consumidor, antes de ir até a sede do órgão, faça contato através do WhatsApp (15) 99198-2958 para sanar dúvidas e verificar sobre a real necessidade de atendimento presencial. Os canais digitais continuam em funcionamento, denúncias podem ser feitas através dos sites: procon.sorocaba.sp.gov.br , http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao , aplicativo e redes sociais. Reclamações através do site www.consumidor.gov.br e pelo whatsapp.


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