Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Procon reforça sobre a importância das denúncias

31 de março de 2020 14:49

Por: Ana Furlanes (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco


O consumidor sorocabano está agindo. Nos últimos dias a população que mantém seu cotidiano indo às compras em mercados e hipermercados da cidade, se incomodou com um aumento de preços em produtos alimentícios como leite e seus derivados e no gás de cozinha. Por conta disso, o Procon Sorocaba recebeu 596 manifestações no período de uma semana, desde o dia 23 de março.

O Procon vai notificar todos os estabelecimentos dessa categoria comercial com base na observação e reclamação dos consumidores. Para verificar se houve aumento abusivo de preços em mercadorias, o órgão solicita documentação comprobatória de compra às empresas, além de exigir explicações sobre os fatos. As lojas que descumprirem as exigências estão sujeitas à pena de desobediência, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. O Procon também pode autuar pela falta de resposta.

O Procon Sorocaba pede para que o consumidor colabore mantendo uma atitude efetiva, denunciando aqueles comércios que vêm praticando preços muito acima do mercado. As denúncias são totalmente sigilosas e ajudam o órgão na realização de seu trabalho de garantir o direito do consumidor.

Para denunciar abuso de preços ou qualquer irregularidade o cidadão pode procurar os canais de defesa do consumidor. Veja abaixo

Canais de denúncias

Reclamações: https://consumidor.gov.br/

Dúvidas e esclarecimentos: WhatsApp do Procon – (15) 99198-2958

Aplicativo: Procon Sorocaba (baixado gratuitamente no sistema Android)

Site do Procon: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/

Redes sociais: Instagram (@proconsorocaba) e Facebook (https://www.facebook.com/proconsorocaba/)

Central de Atendimento: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao


Saiba mais