Procon Sorocaba dá dicas para quem vai viajar no Carnaval

12 de fevereiro de 2020 15:10

Por: Vinícius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco

Imagem de pessoas pegando ônibus na rodoviária de Sorocaba

Com o Carnaval batendo à porta do brasileiro que, muitas vezes, aproveita o período prolongado para passear, o Procon Sorocaba dá dicas para quem decidiu curtir o feriado longe de casa. Como regras básicas, o órgão, vinculado a Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura de Sorocaba, traz informações ligadas a pacotes e cancelamento de viagens, transporte rodoviário, hospedagem e aluguel de imóveis para temporada.

Viajar durante um feriado prolongado é sempre bom, mas é importante estar atento às burocracias da viagem. Quem estiver pensando em comprar um pacote de viagem deve exigir que, no contrato, constem todas as informações possíveis sobre a compra. Se a viagem for cancelada por parte da contratada deve haver a restituição integral de todos os valores pagos. Entretanto, se o contratante cancelar a viagem deverá formalizar um comunicado à agência de turismo, ou operadora, estando sujeito ao eventual pagamento de multa, prevista em contrato.

As passagens adquiridas no transporte coletivo rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional terão validade de um ano, a partir da data de emissão. Qualquer atraso na partida, do ponto inicial ou em uma das paradas previstas durante o percurso por tempo superior a uma hora, o transportador deverá providenciar o embarque do consumidor em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, ou deverá restituir, de imediato, o valor pago pela passagem. Se o atraso ou interrupção da viagem vier por parte do transportador, o passageiro terá direito à alimentação e hospedagem por conta da transportadora.

O aluguel de imóveis é outro cuidado necessário para quem vai viajar. Antes de assinar qualquer contrato busque informações sobre o aluguel em questão, tanto da parte contratada como do próprio imóvel. A internet é um ótimo lugar para iniciar as buscas. Se as contratações forem realizadas online, busque dados em sites confiáveis e bem avaliados por outras pessoas que já alugaram o imóvel. Guarde os anúncios publicitários, inclusive os da própria empresa e se, ao chegar ao local, a situação for adversa ao combinado, procure munir-se de documentos que comprovem o ocorrido.

Para registrar uma denúncia ou reclamações e também receber orientações, o Procon Sorocaba disponibiliza os seguintes canais de comunicação:

Site – http://procon.sorocaba.sp.gov.br/

Aplicativo – Procon Sorocaba (baixado gratuitamente no sistema Android e IOS)

Telefone – 151 (exclusivo para denúncias)

Presencial – Avenida Antonio Carlos Comitre, 331 – Campolim; ou nas unidades da Casa do Cidadão (Ipanema, Nogueira Padilha e Paço Municipal)

21 de setembro de 2020 12:02