Profissionais podem divulgar pesquisas sobre a flora e a fauna de Sorocaba em plataforma on-line sobre a biodiversidade

15 de julho de 2020 10:40

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os profissionais podem divulgar suas pesquisas científicas a respeito da flora e da fauna de Sorocaba no site do Observatório da Biodiversidade de Sorocaba, uma ferramenta on-line criada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), para fomentar a conservação e a valorização da biodiversidade local.

Lançado em junho de 2019, o objetivo principal do site é democratizar o conhecimento acerca da biodiversidade do município. O projeto envolve a compilação, sistematização, organização e divulgação de informações sobre a biodiversidade de Sorocaba, de forma acessível para o público acadêmico e população em geral.

Com esse projeto, a ideia é ampliar a articulação do executivo com as instituições de ensino e pesquisa da região, auxiliando a execução de pesquisas científicas bem como o monitoramento ambiental do município e do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, sede do projeto. Além disso, com esse banco de dados, o poder público terá mais ferramentas para a tomada de decisões e estruturação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente da nossa cidade visando garantir desenvolvimento sustentável, baseadas em conhecimento técnico.

No site, as pessoas também podem encontrar o Guia da Biodiversidade, com informações técnicas sobre inúmeras espécies da flora e da fauna, como nome científico, curiosidades, características e distribuição geográfica de um exemplar arbóreo, ou então nome científico, características e hábitos de um determinado animal. Outro documento que é possível conferir é a Lista Oficial da Biodiversidade do Município de Sorocaba, elaborada em 2013, que identificou 1.157 espécies, sendo 555 da flora e 602 da fauna.

Os pesquisadores que tenham interesse em disponibilizar suas pesquisas no site devem acessar o site do Observatório da Biodiversidade de Sorocaba no link http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/observatoriobiodiversidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail observatoriodabiodiversidade@sorocaba.sp.gov.br.

21 de setembro de 2020 12:02