Programa “Adote uma Praça” obteve mais três adesões em Sorocaba

29 de julho de 2020 16:58

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) recebeu nesta quarta-feira (29) representantes de igreja e de associações de moradores para a assinatura do termo de cooperação do programa “Adote uma Praça”. Foram adotados espaços públicos localizados no Wanel Ville, na Avenida São Paulo e na Villa Amatto, na região de Aparecidinha.

Coordenado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, o programa foi criado pela lei municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, e permite que cidadãos, assim como indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, ajudem o poder público a manter praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer da cidade em perfeita condição de uso da população.

O ‘Adote uma Praça’ é um ganho para todos, pois envolve a questão da responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa ainda contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.

A Igreja Presbiteriana Independente Morumbi adotou espaço público na avenida São Paulo, na altura do número 1.536, em frente a sua futura sede. A Sociedade de Melhoramentos Villa Amato adotou a área verde que cerca todo o Jardim Residencial Villa Amato. Já a Sociedade de Melhoramentos do Jardim Villagio Milano adotou três praças na área interna do loteamento Jardim Villagio Milano, no bairro Wanel Ville.

Como funciona

O interessado que adotar o espaço público, por meio de um Termo de Convênio, assume o compromisso de cuidar do espaço, mantendo-o constantemente limpos gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada; além de realizar controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes.

Em troca, terá direito, se desejar, de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária (totens com propaganda), mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, pisos de material de fácil remoção, guarda-sol (ombrelones), tendas, aquecedores e demais equipamentos autorizados no projeto; e realizar eventos relacionados ao termo de convênio firmado, desde que previamente analisado e autorizado pela Prefeitura.

Como adotar um espaço público

Para participar do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente, com os documentos solicitados, como cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, e croquis de localização do espaço público e fotos do local, além da proposta.

As legislações e todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/. Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail adoteumapraca@sorocaba.sp.gov.br.