Programação especial marca abertura do Mês da Mulher

6 de março de 2020 14:34

Por: Secom / Serh

Prefeitua e autoridades como: Paulo Soranz secretario de Cidadania, Ana Cristina Miragaia coordenadora da Mulher, Emanuela Barros presidente do conselho municipal dos direitos da mulher, reunidos após assinatura do decreto.

Uma data voltada à celebração de conquistas, conscientização e reflexão sobre os diferentes desafios enfrentados diariamente. Com estes objetivos, a Prefeitura de Sorocaba abriu oficialmente suas comemorações do Mês Mulher na manhã desta sexta-feira (6), em cerimônia no Salão de Vidro do Paço Municipal. Em meio a uma programação diversificada, organizada pela Secretaria de Recursos Humanos (Serh), a prefeita Jaqueline Coutinho assinou Decreto n.º 25.6324/2020, que regulamenta o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher (FMDM), voltado ao financiamento de políticas públicas voltadas à população feminina. Já na chegada para um dia de trabalho no Paço Municipal, as servidoras foram recepcionadas com flores por membros da Guarda Civil Municipal, usando o uniforme de gala da GCM.

Jaqueline agradeceu às servidoras municipais presentes, destacando a categoria como imprescindível à execução do planejamento da Administração Municipal, prestação dos serviços e o desenvolvimento da cidade. A prefeita lembrou de sua trajetória de 33 anos como oficial de Justiça e delegada de Polícia Civil, além de filha de servidores estaduais, e que, assim como boa parte das mulheres brasileiras, concilia seus compromissos profissionais, pessoais e familiares e ainda lida com situações de preconceito. “Como mãe, filha, esposa, cidadã, pessoa, vocês levam diariamente, dupla ou até tripla jornada. Nós temos que ser reconhecidas e fazer valer na prática o que, às duras penas, a sociedade conseguiu conquistar”, ressaltou.

Ao longo da sexta-feira, a programação do Mês da Mulher contou também com apresentação musical da servidora Natália Rolim, da Secretaria da Educação (Sedu) – 2.ª colocada na edição 2018 do concurso artístico Canta Servidor; exposições de fotografias, vídeos, filmes, livros, seriados e clipes musicais; serviços e orientações sobre bem-estar; a palestra “Você é uma só: use o tempo a seu favor” será proferida pela enfermeira da Seção de Saúde Ocupacional da Serh, Grasiele de Góes; uma Oficina de Estilo e Imagem, ministrada pela consultora e personal stylist Paola Mariano; além de orientações e serviços.

A cerimônia marcou também a assinatura do decreto que regulamenta o FMDM. O fundo será administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), órgão oficial de participação da sociedade civil no processo de proposição, elaboração, execução e fiscalização de políticas públicas. Os recursos poderão ter origem em convênios, doações de pessoas físicas e jurídicas, multas provenientes de sentenças do Juizado da Mulher, entre outras fontes, que permitirão a manutenção e o desenvolvimento de programas, projetos, eventos e ações educativas, por exemplo.

A solenidade contou ainda com pronunciamentos das secretárias de Recursos Humanos, Suélei Gonçalves, e Jurídica, Roberta Pereira; do secretário da Cidadania, Paulo Henrique Soranz; da vereadora Iara Bernardi; da coordenadora de Políticas para a Mulher da Secid, Ana Miragaia; e da presidente do CMDM, Emanuela Barros.

Para as GCM´s

As guardas municipais também foram homenageadas na sede da GCM. Um café da tarde para elas foi adornado pela entrega de rosas. Além do secretário de Segurança Urbana, Marcos Mariano, e do comandante da corporação, Henrique de Agrella, prestigiaram a festa o subcomandante Wilson Oliveira, o pastor da Igreja Presbiteriana, José Luiz e as secretárias de Assuntos Jurídicos, Roberta G. A. P. S. Guimarães Pereira, e de Recursos Humanos, Suélei Gonçalves Flores. A presidente do Fundo de Solidariedade Social, Jéssica Carvalho e a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Ana Miragaia também estiveram presentes.