Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

PTS recebe verba para investir na redução do consumo de energia

18 de dezembro de 2020 17:26

Por: Marcelo Macaus - PTS


O PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) vai receber o investimento de R$ 700 mil em projetos que visam à redução do consumo de energia elétrica. A verba foi conquistada por meio de um convênio assinado, na tarde desta quinta-feira (17), com a CPFL Energia, no chamado Programa de Eficiência Energética.
O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, explica que os recursos serão empregados na substituição de 325 lâmpadas/refletores convencionais, internas e externas, por tecnologia LED, além da implantação de uma usina fotovoltaica de 82,80 kWp – sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção de energia elétrica.
Ainda conforme Roberto Freitas, as medidas vão reduzir, em mais de 57%, o consumo anual de energia elétrica do PTS, se compararmos com o gasto atual. “Vamos promover a troca de equipamentos elétricos obsoletos pelos mais eficientes”, adianta. “É mais uma conquista que deixaremos para a próxima gestão.”
O projeto do PTS no chamamento público da CPFL Energia foi elaborado pela VA Engenharia, empresa com sede em Sorocaba e filiais espalhadas pelo Brasil. Na tarde desta quinta-feira (17), inclusive, o diretor da VA, Felipe Coelho, participou da assinatura do contrato.
Segundo ele, além de reduzir o consumo de energia, os investimentos a serem feitos no Parque Tecnológico vão trazer benefícios diretos ao meio ambiente. “O projeto, depois de implementado, vai reduzir a emissão de gás carbônico no ar em quase 20 toneladas, o que equivale ao plantio de 142 árvores”, conta. “Estudos revelam que para neutralizar uma tonelada de gás carbônico é necessário o plantio de mais de sete árvores.”
Com o acordo firmado entre o PTS e a CPFL Energia, a VA Engenharia, que é uma ESCO (Empresa de Serviço de Conservação de Energia), consegue disseminar e estimular o uso eficiente de energia elétrica por meio de suas soluções.
O PROGRAMA
O Programa de Eficiência Energética, que é regulamentado e fiscalizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem como finalidade promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. É destinado a clientes residenciais, poderes públicos, serviços públicos, industriais, comerciais e rurais que promovam a utilização inteligente da energia e que contribuam para a sustentabilidade do planeta, por meio do combate ao desperdício.
Para mais informações, inclusive as formas de aderir à iniciativa, basta acessar ao site: https://www.cpfl.com.br/.

Saiba mais