Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

PTS reúne prefeitos da região para debater o desenvolvimento econômico

17 de dezembro de 2020 17:20

Por: Marcelo Macaus - PTS


Fotos: Alexandre Lombardi

Prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (17), no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), para discutir a retomada da economia e planejar ações que visem à manutenção de empresas, a busca por investimentos e a geração de emprego e renda no quadriênio 2021 a 2024.

Por meio de palestras, os presentes conhecerem os desafios que os municípios terão pela frente na busca pelo desenvolvimento econômico, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que segue afetando, de forma direta, muitos setores e serviços.

Na opinião da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), o próximo quadriênio deve ser um dos mais desafiadores das últimas décadas. “Os novos gestores municipais terão de lidar com a queda da arrecadação de tributos causada pela Covid-19, com o aumento do desemprego, com o fim do auxílio emergencial do Governo Federal e com a demanda reprimida nos serviços de saúde”, comenta.

Ainda conforme ela, não há atalhos ou fórmulas mágicas para solucionar os problemas que a população tanto anseia. No entanto, a experiência vivenciada como prefeita de Sorocaba mostrou que existem cinco conceitos essenciais para o dia a dia da gestão municipal: planejamento, trabalho em conjunto, transparência, eficiência e criatividade.

Já o prefeito reeleito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves (PSDB), o Kéke, parabenizou o Parque Tecnológico pela organização do fórum que, segundo ele, fortalece a Região Metropolitana. “Não podemos parar mesmo diante de uma pandemia tão grave como a que estamos vivendo”, afirma. “Temos de encontrar meios para priorizar setores e buscar investimentos para esta região que tem grande potencial.”

Para o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, o fórum atendeu as expectativas e conseguiu, por meio de palestras de alta qualidade e conteúdo, mostrar os caminhos que os novos administradores devem seguir para gerar receita, renda e superar a crise.

Planejar com bom senso

Especialista em estratégia e transformação, Davi Paunovic ministrou a palestra “Como desenvolver polos inclusivos e fomentar a geração de negócios de impactos locais”. Segundo ele, o evento do PTS foi importante para diminuir a distância entre os gestores das cidades e, assim, gerar novas oportunidades para a economia local e regional.

Davi Paunovic diz também que o fórum deixou claro que os gestores precisam planejar com bom senso para definir onde querem chegar. “Cidades de sucesso são aquelas que se especializam, unem esforços com outras prefeituras, outros órgãos, com a iniciativa privada e adotam a transparência nos processos para evitar a corrupção”, detalha. “Já a eficiência na gestão permitirá que seja feito mais com menos e a criatividade resultará em ideias e soluções inovadoras para o serviço público.”

Desburocratização

Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e diretor-titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, abriu a série de palestras falando sobre “Os fundamentos para a atração de indústrias nos municípios”.

Conforme ele, o fórum organizado pelo PTS foi fundamental para demonstrar aos prefeitos eleitos e reeleitos alguns caminhos para atrair investimentos, além de desburocratizar e facilitar a abertura de novas empresas com ferramentas mais ágeis como, por exemplo, a abertura de empresa on-line.

Destacou ainda as dificuldades das empresas não somente em relação à burocracia e morosidade nas secretarias, como em órgãos externos. “Por esta razão, enfatizei que as secretarias ou diretorias de desenvolvimento econômico são fundamentais para os municípios, pois são responsáveis por atrair novas empresas”, ressalta. “Sabemos que saúde, segurança e educação são fundamentais para nossa sociedade, mas para que os municípios tenham verbas para fazer frente a esses serviços públicos é importante ter empresas que pagam tributos, geram empregos e movimentam a economia da cidade.”

Quem participou

O Fórum Regional Econômico também contou com as palestras do presidente do PTS, Roberto Freitas, que falou sobre “Desafio do empreendedorismo inovador nos municípios”, e o gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, que abordou “O Sebrae como parceiro no desenvolvimento do seu município”.

O evento, que reuniu representantes de Alambari, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Itapetininga, Itatinga, Itu, Laranjal Paulista, Pardinho, Quadra, São Manoel, São Miguel Arcanjo, São Roque e Sorocaba, teve os apoios da Associação Comercial de Sorocaba, CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Ciesp, Sebrae Sorocaba, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas.


Saiba mais