Quase 2.500 mudas de árvores foram doadas em três dias de ação no sistema drive thru

13 de agosto de 2020 9:10

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Ação ambiental integrou a programação de aniversário da cidade, celebrado neste sábado (15)

Quase 2.500 mudas de árvores de sete espécies, como pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), pitanga (Eugenia uniflora) e cereja-de-rio-grande (Eugenia involucrata), foram distribuídas gratuitamente à população nesta semana, em sistema drive thru, no estacionamento do Paço Municipal. A estimativa é que mais de 800 veículos passaram pelo local em três dias de ação. Os exemplares serão plantados em quintais, calçadas, chácaras e áreas verdes em diferentes bairros e deixarão a cidade mais verde.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a ação ambiental foi realizada de segunda a quarta-feira, sempre das 10h às 13h, e fez parte da programação de aniversário de 366 anos da cidade. O objetivo foi estimular os sorocabanos a plantarem árvores em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Ficamos muito felizes com o interesse da população no plantio de árvores, que trazem inúmeros benefícios ambientais para a cidade e também para a qualidade de vida dos moradores. Agradecemos a participação de todos que se comprometeram em deixar a nossa cidade mais verde”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Foram disponibilizados exemplares de sete espécies: ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca, pitanga, cereja-de-rio-grande, araçá (Psidium rufum), cabeludinha (Myrciaria glazioviana) e aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia). Todas as mudas foram produzidas pela Sema no viveiro municipal.

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente auxiliou os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, assim como dar informações, como as características de cada espécie e informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge. A ação também contou com apoio de agentes de trânsito da Urbes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail doacaodemudas@sorocaba.sp.gov.br.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02