Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Representante do Conselho Nacional de Esporte realiza palestra para técnicos da Semes

3 de abril de 2021 8:35

Por: Bruno Rodrigues


A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em parceria com Conselho Regional de Educação Física da 4ª região, realizou, na terça-feira (30), o segundo bloco de capacitação com palestras virtuais, que fazem parte do projeto Ciclo do Conhecimento On-line.

O professor Humberto Panzetti, membro do Conselho Nacional de Esporte, da Comissão da Lei de Incentivo do Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania, da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-secretário de Esportes de Indaiatuba, há mais de 30 anos trabalhando com gestão pública, falou sobre a gestão esportiva em secretarias municipais e leis de incentivo ao esporte.

“Parabenizo o secretário Pedro de Souza pela iniciativa, pois, em se tratando de ser uma secretaria fim, que atende o beneficiário, capacitar um profissional do esporte é garantir a qualidade da prestação do serviço público lá na ponta”, salientou o professor Panzetti.

“Hoje, temos que buscar novas alternativas e, por meio do conhecimento e do estudo das nossas forças, oportunidades e, reconhecendo nossas fraquezas e ameaças, podemos mudar a realidade de uma população com o esporte e a atividade física”, afirma o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza.

Primeiro bloco

No primeiro bloco, nos dias 19 e 23 de março, ocorreram discussões a respeito da legislação pertinente à área esportiva e sobre os cases de sucesso de outras secretarias do Brasil, sob coordenação da professora Flavia Bueno, que também é chefe de Seção de Programação de Atividades dos Centros Esportivos.

No dia 24, o palestrante foi o sargento do Corpo de Bombeiros, professor, especialista em Fisiologia do Exercício e mestre em Reabilitação, Ednei Fernando dos Santos. O tema abordado foi sobre os conceitos e fundamentos de primeiros socorros; a atuação do profissional de Educação nas emergências; precauções de contaminação no atendimento de socorros; precauções na parada cardiorrespiratória e controle de hemorragias.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, com data a ser definida, acontecerá mais duas palestras. Uma, com professor o Marco Olivatto, que abordará suas experiências na área esportiva de São José dos Campos, onde ele atua como coordenador na secretaria de Esportes, e outra, com o professor e mestre Wiliam Urizzi, que falará sobre “Motivação no Esporte e na Atividade Física”. Ele é professor universitário, professor de natação e foi técnico da Seleção Brasileira de Natação, somando participações em diferentes Olimpíadas.


Saiba mais