Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Residentes utilizam grupos de WhatsApp para divulgar vídeos de atividades físicas

14 de julho de 2020 11:49

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


Iniciativa tem objetivo de motivar os participantes dos grupos de caminhadas das UBSs durante pandemia

Devido à pandemia e à decorrente necessidade do isolamento social para evitar a propagação da Covid-19, os encontros dos tradicionais grupos de caminhada das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) precisaram ser interrompidos. Mas, para que os participantes não deixassem de se exercitar em casa e manter os benefícios das atividades físicas, dois residentes da Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba (SES) tiveram a ideia de gravar vídeos e divulgar em grupos de WhatsApp e, também, por um canal do YouTube.

Segundo a SES, o projeto desenvolvido pelos educadores físicos Maurício Mendes Belmonte e Évelin da Silva Belchior traz a divulgação de três vídeos por semana. Todos os exercícios são orientados e focados em adaptações para o exercício em casa, utilizando como acessórios as mobílias e objetos que, normalmente, existem nas residências, como cadeiras, sofás e etc.

A equipe que promove essas aulas compõe o Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) que, historicamente, tem apoiado às equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) em diferentes grupos, como terapêuticos, antitabagismo e artesanatos, entre outros. Desde abril, por conta da pandemia, algumas pessoas foram orientadas a iniciar as atividades físicas através das vídeo-aulas, como um acompanhamento acessório neste momento em que não é adequada a aglomeração de pessoas.

Para que todos pudessem acessar os vídeos foram utilizados grupos de WhatsApp dos grupos de atividade física com um total de 86 pessoas. A maioria dos participantes é de diabéticos, hipertensos e idosos. “Procuramos simplificar o máximo possível para que a informação chegue. Para isso, encaminhamos o link das sessões de exercícios no grupo de WhatsApp. Bastando que o participante clique no link para iniciar a aula”, explica Maurício Mendes Belmonte.

Embora as aulas sejam destinadas aos participantes dos Grupos de Caminhada e de Ginástica das USFs da zona Norte (Habiteto; Ulysses Guimarães; Paineiras, Vitória Régia), as vídeo-aulas podem ser praticadas por qualquer pessoa interessada, desde que não possua restrições médicas e cuja prática de exercício poderia afetar negativamente sua saúde, ou colocá-la em risco. O link do canal é o https://www.youtube.com/channel/UCnZ4w0IC4zBWzQg4CcW0dKQ .


Ainda de acordo Maurício, os conteúdos dos vídeos são sistematizados e divididos por temáticas. “Assim temos organizado em nosso canal “Saúde Ampliada”, que são sessões voltadas ao trabalho de equilíbrio; força; aeróbio; exercícios combinados que estimulam a coordenação motora e funcionalidade, e Práticas Integrativas”, explica.

O educador físico conta que o trabalho terá uma nova etapa. “Logo iniciaremos um teleatendimento por meio de chamada de vídeo com cada um que compõe os grupos do WhatsApp, procurando levantar novas demandas, fortalecer vínculos e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado à comunidade”.

Dedicação

Usuária da UBS Ulysses Guimarães e com obesidade mórbida, Joelma Araújo de Almeida, 56 anos, conta que ficou muito preocupada com o isolamento social e a paralisação das atividades do grupo de ginástica. “Eu tenho uma doença grave e não posso parar de me exercitar. Fiquei muito feliz quando comecei a receber os vídeos e seguir de forma disciplinada, em casa. A sensação que eu tenho é como se eles realmente estivessem em casa me ajudando”, relata.

O casal de idosos Francisco Argoso (73 anos) e Antonia Argoso (62 anos), frequentadores da UBS Paineiras, consideram as aulas ótimas e as realizam com frequência. “O segredo é não parar de se exercitar, mesmo diante da pandemia. Gostamos muito dos vídeos e temos seguido todas as orientações durante as atividades físicas”, explica Francisco.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02